A exterogestação e o sling

por Cantão

Quanto mais damos colo e carinho para nossos filhos, mais eles se sentem seguros para irem pro mundo. E já que maio continua sendo o mês que nós celebramos todas as mães, não conseguimos deixar de pensar nos laços afetivos que só a maternidade pode proporcionar. Uma delas é a exterogestação. Você já ouviu falar?

O nome pode até ser meio complicado, mas a explicação é simples e poética: a exterogestação é a gestação fora do útero, após o nascimento do bebê.

Essa teoria foi criada pelo antropólogo Ashley Montagu e ficou mais conhecida pelo pediatra Harvey Karp, que diz que a gravidez, na verdade, dura 12 meses, já que esses 3 primeiros meses do bebê fora da barriga requerem cuidados especiais.

Dar esse tempo ao bebê para se adaptar aos poucos à vida fora da barriga da mãe é essencial para o seu desenvolvimento, bem como o estreitamento de laços de confiança com a mãe.

miolo-blog-lançamento-slingcantao

A ideia é que os pais busquem recriar ao máximo as sensações que o bebê tinha dentro do útero da mãe. Uma das questões é o conforto do bebê durante o sono: no útero, ele está protegido pelas paredes, então essa sensação de proximidade deve ser reproduzida na vida real, o que faz com que a teoria defenda que o bebê durma na cama com os pais durante esses primeiros meses, ou no máximo em um berço acoplado à cama.

Carregar o bebê em um sling também ajuda a reproduzir essa sensação uterina: as necessidades básicas que eram satisfeitas dentro da barriga, continuam sendo satisfeitas fora da barriga, como a comunicação, o contato e a alimentação constante, que agora passa a ser a amamentação.

Sem falar que o sling é inspirado na ideia ancestral de tribos e culturas mundo afora que carregam seus bebês em amarrações de tecidos para ter as mãos livres para realizar as mais diferentes atividades, sem desgrudar do filhote.

Essa novidade que a gente criou, nas estampas Sonho e Onça Riscada, é muito prática e confortável. Sem falar que faz muito bem pra você e pra seu bebê!

Dá o play e confere a Luísa Bettio e sua filha Emma experimentando:

Conta pra gente: você vai tentar em casa?
Se você amou e quer testar, aproveita e garanta já o seu sling aqui, as peças são limitadas!