4 biografias de mulheres incríveis para ler já

por Cantão
Reprodução: Unsplash | Foto: Sincerely Media

Reprodução: Unsplash | Foto: Sincerely Media

 

Que um bom livro e um chazinho são os nossos melhores companheiros em dias de descanso, a gente já sabe. Porém, há tantas opções de histórias interessantes espalhadas por aí, que acabamos ficando na dúvida de qual escolher, não é? 

Por isso, selecionamos as biografias de Frida Kahlo, Michelle Obama, Maya Angelou e Gisele Bündchen para inspirar você. Suas histórias são um misto de força, potência e superação. Vem conhecer um pouco da história de cada uma delas. 

LEIA MAIS: ARQUIVO: COZINHA LITERÁRIA

Frida Kahlo – uma Biografia 

 “Por meio de sua arte, Kahlo fez de si mesma uma artista e um ícone; por meio desta biografia, ganhou também dimensão humana”.

O primeiro livro da lista é a biografia da pintora mexicana Frida Kahlo, escrita pela historiadora Hayden Herrera. Dividida em sete partes e com 661 páginas, a obra conta, de forma detalhada, cada período da vida da artista, mesclando o texto às fotos de acervo familiar, além das obras de Frida e os trechos do seu diário. Assim, o livro ganha uma profundidade incrível. Como sintetizou a crítica: “Por meio de sua arte, Kahlo fez de si mesma uma artista e um ícone; por meio desta biografia, ganhou também dimensão humana”.

Para quem quer conhecer mais profundamente a história daquela que é considerada uma das mais importantes artistas do século XX, vale a leitura. Nela, é possível entender que, boa parte do que está retrato em suas obras, é resultado de tudo o que a artista vivenciou ao longo da trajetória de vida. Ah, mas vale lembrar que a leitura não é das mais fáceis, daquelas que você faz no caminho para o trabalho, sabe? Ela requer mais atenção e dedicação. Ainda assim, é muito recomendada. 

 

Minha História | Michele Obama

O segundo item da lista é a autobiografia escrita pela ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, que faz questão de não se resumir ao cargo. Nela, Michele conta toda sua vida, desde sua infância à saída da Casa Branca. Mesmo tendo sido a primeira mulher negra a ter o posto de primeira-dama do país, e toda a representação social que isso tem, Michele escolheu ser protagonista de sua história.

No livro podemos acompanhar os desafios enfrentados pela protagonista na vida política ao lado de Barack Obama, onde levou esperança ao país. Além disso, também há o relato do seu papel de mãe, que se dividia entre a educação das filhas e uma tentativa de que Malia e Sasha tivessem uma vida normal em meio aos holofotes. 

Caso o seu objetivo seja conhecer a história de uma mulher forte, batalhadora, estudiosa, inteligente, ambiciosa e talentosa, achou o livro certo. 

 

Eu sei porque o pássaro canta na gaiola | Maya Angelou 

O terceiro item da lista é a autobiografia de Maya Angelou, escritora, ativista, poeta e atriz norte-americana. “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola” é o primeiro dos sete livros que a escritora viria a escrever sobre sua vida. As obras são atravessadas pelos temas: racismo, misoginia e desigualdade social. Com essa, não foi diferente. Ela e seu irmão Bailey crescem em uma atmosfera da segregação dos negros nos EUA, condição ainda pior no sul e especialmente cruel para as mulheres. 

  Com descrição detalhada dos lugares, relações familiares e a maneira como via a vida, o livro se apresenta como excelente opção para questionarmos a questão racial na sociedade.  Também é possível entender a visão da autora sobre períodos históricos marcantes como Grande Depressão, a Segunda Guerra Mundial e a luta pelos Direitos Civis dos negros.


  Maya conta que, após um grande trauma, passou a buscar refúgio na literatura; que anos mais tarde, viria a ser sua profissão e forma de expressão no mundo.
  Apesar de abordar temas densos, que nos fazem refletir, e, por vezes, dolorosos, o livro tem leitura fácil e rápida. É tudo tão fascinante, que a vontade é de ler tudo em um único dia. Prepare-se para se apaixonar por um dos maiores nomes da literatura dos EUA. 

 

Aprendizados | Gisele Bündchen

  O último livro da lista é escrito por uma das maiores modelos de todos os tempos em primeira pessoa. A top model narra suas experiências psicológicas e corporais, além de como viver uma vida saudável e feliz mesmo com um dia a dia agitado.

  Gisele trabalha como modelo desde os 14 anos. Enquanto adquiriu fama e dinheiro, a pressão e as expectativas vieram na mesma proporção. Assim, a modelo conta toda sua trajetória e como uma vida baseada nos ensinamentos do yoga, bons pensamentos e energia positiva foram importantes para “não perder a cabeça”. Além disso, fala sobre o ativismo em prol das causas ambientais, sua grande paixão. 

 Se você busca inspiração para levar uma vida mais leve em meio ao caos, a leitura é super recomendada. 

Agora é a sua vez! Conta para gente quais são as suas biografias favoritas!