Especial Oscar: os nossos favoritos

por Fabiane Secches

O Oscar se aproxima: a cerimônia é no próximo domingo, 04 de março. Aqui, falamos um pouco dos nossos filmes favoritos da temporada.

post-oscar18-03

Lady Bird, de Greta Gerwig

Recebido com entusiasmo por público e crítica, Lady Bird é um filme delicado sobre o final da adolescência e o começo da vida adulta, com todos os conflitos que a acompanham. O longa também retrata com sensibilidade a relação difícil entre a protagonista (Saoirse Ronan) e sua mãe (Laurie Metcalf).

É um filme singelo, com boas atuações e méritos importantes: Greta Gerwig (de Frances Ha), que estreia como diretora, é a quinta mulher a ser indicada ao Oscar de Melhor Direção. Em 90 anos da premiação, apenas uma mulher venceu o prêmio. Difícil acreditar nessa disparidade.

Assista ao trailer aqui.

post-oscar18-04

Eu, Tonya, de Craig Gillespie

Inspirado na história da patinadora norte-americana Tonya Harding, embora não seja uma cinebiografia tradicional. Margot Robbie, que também produziu o longa, está fabulosa no papel principal, com uma atuação vigorosa que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Alisson Janey, que interpreta a terrível mãe de Tonya, também está ótima e foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante.

Destaque para a ótima edição e para a trilha sonora, que ajudam a compor a trama com energia e originalidade. É um filme mórbido, triste e divertido, transitando entre esses estados sem trancos. Uma das melhores surpresas do ano.

Assista ao trailer aqui.

post-oscar18-02

Me chame pelo seu nome, de Luca Guadagnino

Inspirado no romance do egípcio André Aciman, o filme foi dirigido pelo italiano Luca Guadagnino e se passa no norte da Itália, no verão de 1983. O protagonista é Elio Perlman (interpretado vivamente por Timothée Chalamet), um garoto que passa os dias com sua família em uma vila italiana e tem uma boa relação com seu pai (Michael Stuhlbarg), um professor de cultura clássica, e com sua mãe Annella (Amira Casar).

A família recebe então a visita de Oliver (Armie Hammer), um estudante americano orientando de seu pai, por quem Elio acaba se apaixonando. O filme foi indicado a quatro prêmios: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (Timothée Chalamet) e Melhor Música Original, com The Mistery of Love, linda canção de Sufjan Stevens.

Assista ao trailer aqui.

Recomendamos também o filme sueco The Square: A Arte da Discórdia e o chileno Uma Mulher Fantástica, indicados ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.