é dia de circo!

por Cantão

Respeitável público! É com muito orgulho que gente comemora no dia 27 de março, hoje, o Dia do Circo! Na coleção O Mundo É Um Palco celebramos todos os movimentos e espaços artísticos, principalmente este que é tão lúdico e irreverente, e que há centenas de anos coloca um sorriso no rosto de crianças e adultos de vários lugares ao redor do mundo!

E pra comemorar esse dia tão especial, conversamos com Mônica Nakay, modelo e aerial hooper (acrobata de lira)! A moça tem 29 anos e começou a se encantar com o Circo há 4 anos. Aqui ela conta mais sobre sua relação com este universo mágico!

post-monakay-02

Conta pra gente a sua história no circo. Como você começou?

Eu era totalmente sedentária e queria fazer uma atividade física que fosse dinâmica, divertida, que não fosse chato como academia (risos). Fui totalmente aleatória procurando atividades desse tipo no Google e encontrei o tecido acrobático. Minha história começou aí, mas logo em seguida minha professora Gisela Portal (que é formada pela escola nacional de circo) me apresentou a lira e virou meu amor eterno, amor verdadeiro!

post-monakay-04

Como é a sua rotina de ensaios/treinos/aulas?

Treino três por semana, mas já cheguei a treinar todos os dias de tanto amor e vício! Muitas vezes no fim de semana eu me penduro em alguma árvore junto com a minha trupe de acrobacia.

Você já fez alguma apresentação ou participou de algum espetáculo?

Sim! Me apresentei em dezembro com a minha turma da escola da professora Gisela Portal no circo Crescer e Viver na Praça XI. E pretendemos fazer outro espetáculo esse ano!

Infelizmente o circo não é mais uma atividade de lazer tão comum quanto antigamente. O que você acha que precisa pras pessoas voltarem a frequentar e se envolver mais com o circo?

É verdade, quando eu era criança frequentava bastante os circos na Praça XI. Acho que talvez falte mais incentivo, até pra que o circo consiga se manter e produzir um espetáculo realmente bonito e interessante.

post-monakay-03

Vida longa às lonas estreladas, ao picadeiro e a este símbolo de resistência que só nos traz alegrias! 🙂