Maya Bay: como sentir o paraíso em sua essência

por Cantão

A primeira ideia que vem à cabeça da maioria das pessoas quando se pensa em Tailândia são as praias tranquilas e paradisíacas. Mas nem sempre as coisas são como a gente imagina ou idealiza. É o famoso expectativa x realidade.

LVN-01

Em minhas primeiras pesquisas de imagem no Google sobre Maya Bay, a pequena ilha onde o filme A Praia – estrelado por Leo DiCaprio – foi filmado, fiquei decepcionada com a imagem da “realidade”do lugar. Centenas de turistas que chegam em passeios de lancha e longtail lotam a pequena faixa de areia da praia. Ter que disputar  a cotovelada um pedaço de areia com centenas de pessoas não se encaixava nos meus planos de “férias relaxantes”.

Maya Bay fica em Ko Phi Phi Leh, uma reserva natural que não possui hotéis e pousadas, então, a princípio seria impossível passar a noite por aquelas bandas, já que há algum tempo foi proibido acampar na praia, mas eu não sosseguei enquanto não encontrei uma solução para esse impasse.

LVN-05

Foi assim que descobri o Maya Bay Sleep Aboard, a única empresa que possui autorização para fazer o passeio em que os viajantes podem passar a noite imersos no paraíso. O barco tem capacidade para 30 pessoas e as vagas costumam esgotar rápido, então é bom garantir o lugar fazendo a reserva pelo site. O passeio custa cerca de 350 reais por pessoa.

LVN-02

No dia de embarcar, o ideal é deixar  as malas na agência responsável pelo tour e levar apenas uma mochila com o necessário para passar a noite. Por volta das 15h, o barco deixa o píer e a tripulação se apresenta, trazendo frutas e água para a galera. Antes de chegarmos à ilha fizemos uma parada em um ponto de águas claras e perfeitas para mergulho. Com os snorkels incluídos no valor do passeio, foi só se jogar na água e nadar com a imensidão de peixinhos coloridos.

LVN-06

Todos de volta e é hora de partir para a tão esperada Maya Bay! Ao se aproximar da praia o cenário é de arrepiar: águas claras, calmas e uma praia rodeada por lindas formações rochosas iluminadas pela luz do fim de tarde na Tailândia. Difícil acreditar que era verdade!

LVN-08

Quando o Sleep Aboard chega, por volta das 17h, muita gente já foi embora, então dá pra curtir a praia já bem mais vazia. Depois do jantar os botes levam viajantes para uma praia escondida, ao lado de Maya Bay. À luz das estrelas e das lanternas a diversão estava garantida com churrasquinho de coxinha de frango, jogos, música e luau. Um baldinho (bucket), tradicional em Phi Phi, onde é servida uma mistura de bebidas, geralmente energético ou refrigerante com vodka, rum ou whisky também está incluído no passeio.  Não conseguimos fazer foto desse momento porque estava muito escuro. E tem hora que é bom largar um pouco a câmera e se desconectar!

LVN-09

Antes de dormir ainda tem o mergulho noturno em busca do tão falado brilho do plâncton. Já vi vários relatos do quanto a experiência é incrível, mas acho que eles estavam de folga na noite em que estive por lá, porque não deram nem sinal de vida.

LVN-03

Como a estrutura do barco é bastante simples, o banho tem que ser na base do balde. É jogar uma água no corpo e encontrar um cantinho pra dormir, que pode ser na parte interna ou na parte superior, se quiser dormir sob as estrelas. A empresa oferece um colchonete fino, tipo tatame, um saco de dormir e um travesseiro pequeno. Todos foram dormir com um sorriso enorme no rosto e dava pra sentir a energia positiva presente.

LVN-10

Às 9h, quando a praia começou a encher, nós já estávamos indo embora, anestesiados pelos momentos inesquecíveis que passamos! A sensação de dormir e acordar em um cenário paradisíaco é algo indescritível. Os sentimentos são os melhores possíveis e a vida parece fazer muito mais sentido diante de todo o contato com a natureza. Um dia para guardar para sempre em nosso coração.