O livro bate à sua porta

por Cantão

Sabe quando a gente se apaixona por uma ideia só de ouvir falar? É exatamente aí que eu me encontro em relação ao projeto O livro bate à sua porta. Completamente apaixonada mesmo sem nunca ter participado de uma de suas ações. Projetos que distribuem livros e propagam o prazer da leitura me conquistam de cara porque não existe, a meu ver, nada mais importante do que ler.

Lucia Morais, diretora do projeto, concorda comigo. Há alguns anos, através d’O livro bate à sua porta, ela visita comunidades e deixa em cada uma delas uma caixa em MDF personalizada em formato de estante de livros. Além disso, durante as visitas nos locais públicos (restaurante, salão de beleza, biblioteca) o projeto realizar saraus, contações de histórias e diversas atividades ligadas ao estímulo e ao prazer da leitura.

Lucia explica que o projeto “nasceu da vontade de levar a leitura às casas, comércio e bibliotecas com o objetivo de mobilizar pessoas, dando a elas o suporte necessário para que possam ser agentes de transformação em seu meio social”.

O projeto é uma maneira de aproximar crianças e adultos dos livros porque estreita a relação entre o sujeito e o objeto aumentando o interesse pela leitura em locais que não veem nos livros uma oportunidade de crescimento educacional e cultural. “Íamos, voluntariamente e aos poucos, numa casa aqui, outra ali e quando vimos o projeto já estava acontecendo“, diz Lucia.

post-livroporta-01

O livro bate à sua porta percorre residências, creches e estabelecimentos comerciais de algumas comunidades carioca. Já passou pela Ladeira dos Tabajaras, Morro dos Cabritos em Copacabana, Mangueirinha em Botafogo, Candelária na Mangueira, Maré, Rio das Pedras em Jacarepaguá e Fazenda Botafogo em Coelho Neto.

Inspiração que merece toda a nossa atenção. 😉