Arroz de couve-flor com camarão

por Cantão

O verão está quase batendo na porta, e com ele vem aquela vontade de aproveitar mais comidas levinhas e saudáveis. Tem uma receitinha – que eu adoro e é bem fácil – e ainda deixa a gente satisfeita e sem culpa: o arroz de couve-flor com camarão ao alho. Copie e aproveite!

Você vai precisar de:

1 couve-flor grande
700g de camarão (sem cabeça)
1 colher de sopa de azeite extravirgem
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta a gosto
3 a 4 cabeças de alho
suco de 1 limão
1/4 copo de iogurte grego
2 colheres de chá de coentro
1/2 copo de vinho branco seco
1 colher de chá de mostarda
1 colher de chá de casca de limão ralada
1/4 de colher de chá de flocos de pimenta chili (ou pimenta chili seca)

Como fazer o arroz de couve-flor:

Corte em 4 a couve-flor e coloque-as no ralador de queijo. Você também pode passar no processador até ela ficar do tamanho dos grãos de arroz. Depois coloque sobre papel toalha e pressione levemente para remover o excesso de água. Leve a uma frigideira com 1 colher de chá de azeite aquecido e cubra deixando cozinhar por no máximo 8 minutos até ficar macio. Depois tempere com alho e pimenta.

Como fazer o camarão salteado no alho:

Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga com o azeite sobre fogo médio/alto. Adicione o camarão e tempere com sal e pimenta. Salteie por 2 minutos. Depois adicione o alho e salteie por mais 2 minutos até que esteja cozido por inteiro, sem passar do ponto. Retire o camarão com o alho do fogo e reserve.

Volte a frigideira ao fogo e adicione o suco do limão, a casca raspada do limão, o vinho branco, a mostarda e os flocos de pimenta chili e deixe ferver.
Abaixe o fogo e reduza um pouco o molho. Retire o molho do fogo e adicione o iogurte. Misture rápido até que o molho fique com uma textura macia. Adicione o arroz de couve-flor e o camarão e coloque o coentro em cima. Prontinho!