Entre pedais e cafés

por Cantão

Um lugar carioca onde a combinação cafeína + bike + aconchego é certa. Estamos falando do Bastarda Café, que além de uma variedade de roupas e acessórios de ciclismo, oferece um cardápio afinadíssimo para os amantes de bike, e principalmente para os amantes de café.

post-BASTARDA-03

O espaço fica numa rua bem bucólica do Jd. Botânico. Por ali, rumo à Vista Chinesa e ao Alto da Boa Vista, passa a maioria dos ciclistas da cidade. Para acompanhar um capuccino gelado, nada melhor do que um bom pão de queijo com queijo da serra da canastra e outras opções de comfy food.

post-BASTARDA-aline-04

E se for um smoothie de frutas vermelhas bem refrescante? A chef Aline Tavares, uma das sócias do café, ensina a receitinha pra gente e conta mais sobre a história desse cantinho especial!

Como surgiu o Bastarda.café?
Na Verdade o Bastarda Café é o sonho de um dos sócios, o Gustavo Slaib. Ele sempre quis ter um café voltado para os ciclistas, nos moldes europeus, já que por conter bastante cafeína, o café é uma das bebidas mais consumidas pelos atletas. E com o aumento do número de praticantes da modalidade, ficou finalmente viável abrir um estabelecimento neste estilo.

Conta mais sobre essa ligação de vocês com o ciclismo.
Nós somos 4 sócios, todos atletas. Eu sou triatleta, o Slaib pratica triathlon desde criança, inclusive profissionalmente. Os outros dois sócios são ciclistas. Então não tinha como ser diferente.

Algum motivo especial pro Jardim Botânico ser a casa do Bastarda?

Sim, a rua do Bastarda é por onde a maioria dos ciclistas passam para subir até a Vista Chinesa. Essa região que também inclui Alto da Boa Vista, Paineiras, Cristo, mirante Dona Marta e Vale Encantado, é onde mais treinamos. Você pode ir ao Batsarda qualquer dia da semana durante a manhã que vai ter sempre uma galera pedalando.

O que você tem achado das iniciativas de ciclismo aqui no Rio?
Acho ótimo ver mais pessoas usando a bike não só como esporte, mas como meio de locomoção. Mas ainda precisamos de muita educação no trânsito, tanto dos motoristas como dos próprios ciclistas.

E por último, o que é Viver Bem pra você?
Viver bem pra mim começa com  levantar junto (ou antes) com o sol e ir treinar antes de começar a correria diária de trabalho e fazer dessa correria, um enorme prazer. É ser verdadeira em relação àquilo que você acredita. É doar boas energias para o mundo, com gentileza, delicadeza, esperança e amor 🙂 – acho que é por aí… <3

Pra preparar o Smoothie Pink (rende 500 ml), você vai precisar de:

–  200ml de leite vegetal (fazemos aqui no bastarda, de amêndoas ou castanha de caju)
– 1/2 banana
– 1/2 xícara de frutas vermelhas
–  50g de polpa de açaí
–  gelo

post-BASTARDA-aline-05

Parada obrigatória pra quem quer recarregar as energias! Pra incentivar as pedaladas, quem fizer o pedido do smoothie leva de presente uma das nossas plaquinhas de bike. Aproveita e já dá aquela bela aquecida pra aproveitar o Eu Amo Pedalar deste ano, que está chegando em novembro!

Vai lá: Rua Von Martius 325, Jardim Botânico. 😉