Algarve: um paraíso no sul de Portugal

por Cantão

Quando descobri que “Viagem ao Paraíso” seria o tema da nova coleção do Cantão, havia acabado de voltar do Algarve, uma região no sul de Portugal cheia de paisagens que parecem ter saído das telas de cinema.

Logo me animei para escrever sobre essa viagem repleta de cor e calmaria, que, assim como a nova coleção, me inspirou leveza e conforto para a alma. E cá estou, envolvida pelo mantra “respirar, relaxar, viajar, viver bem”.

LVN-cantao-algardebenagil

O Algarve é simplesmente impressionante! Dizem que a região é o “segredo mais famoso da Europa” e eu não ouso fazer nada além de concordar. Com suas praias banhadas por águas azulzinhas e tranquilas e cercadas por grutas e cavernas calcárias, o Algarve é um verdadeiro acalento para o coração.

O Algar de Benagil é um dos pontos mais famosos da região e é bem fácil entender a razão. A gruta no meio do mar, com um buraco no teto, é uma obra de arte da natureza. A luz que entra pela abertura resulta em uma iluminação natural maravilhosa. Para ir até lá é preciso fazer um passeio de barco ou alugar prancha de SUP ou caiaque. Os mais dispostos também podem ir a nado. Vale lembrar que indo de barco não é permitido descer na areia do algar.

LVN-cantao-algardebenagil-02

Também dá para ter uma bela visão de cima do algar, basta seguir por uma trilha que inicia ao lado do estacionamento público da Praia de Benagil. Em poucos minutos de caminhada leve, uma paisagem estonteante se revela. Do alto do algar se vê aquela água azul entrando calmamente na gruta e molhando sua pequena faixa de areia.

Além da Praia de Benagil, que abriga o algar, visitamos outras praias de tirar o fôlego:

LVN-cantao-praiadonaana

Praia da Dona Ana: essa delícia já foi eleita a mais bonita da Europa! E, conhecendo de perto a beldade, deu para entender por que ela ganhou esse título. Logo na chegada, temos uma visão panorâmica do alto que é de deixar qualquer um de boca aberta.

LVN-cantao-praiadocdamilo

Praia do Camilo: bem pertinho do Centro Histórico de Lagos e da Praia da Dona Ana está a Praia do Camilo.

LVN-cantao-pontadapiedade

Que a Dona Ana me perdoe, mas foi a Camilo que conquistou meu coração. Um paraíso! Encarar os degraus da Praia do Camilo fica fácil, fácil quando a gente vê um cenário surreal logo na chegada.

LVN-cantao-praiadamarinha-02

Praia da Marinha: antes de descer para a praia, o visitante é obrigado a passar por um miradouro de onde se pode ver as belas falésias e, claro, as águas claras do mar. O acesso também é por uma longa escadaria. A faixa de areia é relativamente extensa e quanto mais se caminha, mais se encontra cantinhos deliciosos embaixo das pedras para fugir do sol e piscinas naturais formadas em meio às rochas para se refrescar.

LVN-cantao-algardebenagil-03

Praia da Albandeira: esse é um daqueles cantinhos quase exclusivos que a gente encontra sem querer. A Praia da Albandeira é um pequeno paraíso perdido que impressiona pela excentricidade. De um lado da praia tem um penhasco e do outro uma grande gruta côncava que parece abraçar o mar. A parte boa de ir a lugares pouco explorados é que ficamos com espetáculos como esse todinho para nós.

LVN-cantao-praiadocarvalho

Praia do Carvalho: o acesso à praia já impressiona: passamos por uma espécie de túnel por dentro da rocha e, ao sairmos, lá está ela, com sua água azulzinha e altas rochas que rodeiam a areia, proporcionando sombras naturais para quem quer se proteger do sol e, claro, um visual maravilhoso lá do alto.

LVN-cantao-pontadapiedade-02

Ponta da Piedade: a Ponta da Piedade não é exatamente uma praia. É uma área composta por várias praias, grutas e gigantescas esculturas de pedra, um verdadeiro monumento natural. As falésias parecem estar debruçadas sobre o mar verde-esmeralda que ao longo de milhares de anos esculpiu aquele cenário. Assistir a um pôr de sol de lá é altamente recomendável para quem gosta de se emocionar.

LVN-cantao-lagos

Para explorar melhor o Algarve, recomendo muito ficar em Lagos, uma pequena cidade histórica muito charmosa. Depois de muita pesquisa cheguei à conclusão de que esse era o melhor lugar para ficar hospedada e não me arrependi. Encontrei o paraíso! 🙂