Acrílico é o novo álbum de Nina Becker

por Cantão

Nina Becker é uma artista de múltiplos talentos e seu novo disco explicita isso. A vocalista da Orquestra Imperial passeia por cores, espaços, acordes, estúdios, figurinos, desenhos, cenografias e palcos em seu mais recente trabalho. Tantos canais de expressão criativa e tantos anos de vivência agora se convergem em um conluio de ideias.

Acrílico tem produção da própria Nina e do engenheiro de som e produtor Duda Mello. Ela reuniu um time de peso para acompanhá-la: Rafael Vernet no piano; Pedro Sá na guitarra; Alberto Continentino no contrabaixo e Tutty Moreno na bateria. Todo o disco foi gravado ao vivo numa atmosfera de improviso, com criações conjuntas e espontâneas nos arranjos.

O primeiro single do disco, Voo Rasante, é uma parceria de Nina com o músico e produtor Jonas Sá.

Além de Jonas, Nina divide as composições com Kassin, Romulo Fróes, Negro Leo, Thalma de Freitas, Laura Erber, Natércia Pontes, Rubinho Jacobina e Moreno Veloso, além de seus companheiros de banda.

Acrílico nasceu a partir de um convite da marca francesa Hermès para compor a trilha do lançamento de um lenço comemorativo com inspiração no Rio de Janeiro dos anos 50, em Burle Marx e modernismo. O mergulho nesse universo foi tão sedutor que acabou se tornando impulso para um novo álbum autoral. O disco não é só um conjunto de canções. Trazendo na bagagem sua formação em design e sua experiência como cenógrafa e diretora de arte no cinema e na publicidade, Nina imprime na estética do disco uma clara busca pela extensão da linguagem musical para a linguagem plástica, dando um sentido de complementaridade para as músicas gravadas.

post-fabiper-ninabecker-02

Ela conseguiu fazer com que o preto e branco, a frieza do construtivismo, a plasticidade dos movimentos modernistas, suas imagens favoritas do cinema experimental dos anos 20 e a sua
permanente investigação cenográfica em torno de materiais, como o próprio acrílico, se combinassem de forma orgânica com a atmosfera solar do samba, do Brasil tropical e dos ritmos latinos. Um belo disco! Viva a música! Viva a arte! Abaixo a qualquer tipo de censura.

créditos das fotos por André Passos