A vida é Bela

por Cantão

Para dar um temperinho a mais, a nossa chef favorita também compartilha sua receita infalível para os merecidos momentos de descanso e busca pelo autoconhecimento. Ela assina essa pensata e nos conta quais são seus refúgios quando a ordem é relaxar. Pra você se inspirar e sempre Viver Bem!

post-01-belagilparacantao-blogh

Comer bem é uma necessidade para o meu bem viver. Mas não é só a comida que me faz completa, plena e feliz. É o conjunto de algumas descobertas que, ao longo do tempo, se tornaram práticas do meu dia a dia: meditação, yoga, ayurveda, nutrição, leitura, práticas de exercícios, e claro, estar sempre perto dos amigos e da família.

Tudo isso ajudou na construção de quem sou hoje e me levou a uma nova visão de mundo. Foi assim que surgiu a minha vontade de mostrar às pessoas que podemos viver num mundo melhor a partir da consciência que temos  sobre nossas escolhas a respeito da alimentação, educação, saúde, maternidade, relacionamentos, consumo e por aí vai. E para eu trabalhar levando todas as minhas descobertas às pessoas, penso que em primeiro lugar preciso cuidar de mim mesma.

Para isso, pratico alguns rituais e frequento alguns lugares que considero como pequenos refúgios. Eles me ajudam a ficar em harmonia com a minha essência e, assim, manter minha saúde e equilíbrio.

Por exemplo, adoro ler. Estou sempre com um livrinho na bolsa. Qualquer brecha entre as gravações, espera em algum consultório, na praia ou até mesmo quando a casa inteira já dormiu, eu pego um livro para dar uma folheada. Ler é uma das atividades que me dá mais prazer. Amo sentar numa mesa, ler e me levantar conhecendo algo novo. Leio de tudo: biografias, clássicos, romances, livros sobre medicina, nutrição e culinária. Ter um livro na mão nunca me deixa sozinha, me sinto sempre bem acompanhada.

Amo ir a praia nos dias de sol, principalmente com as crianças. É o momento que me permito voltar a ser criança e passar o dia inteiro no mar pegando jacaré com a minha filha Flor. Amo pisar na areia, entrar na água… me sinto renovada. Mas, para mim, nada melhor para repor as energias do que tomar um banho de rio e cachoeira. Acho que a água doce gelada, as rochas e as plantas me mostram a força da natureza e me fazem lembrar que também somos parte dela.

Outro refúgio é a meditação. Meditar ou tirar alguns minutos para pensar na vida, prestar atenção na respiração ou simplesmente não ter a obrigação de pensar em nada são momentos importantes na minha rotina para eu poder colocar a cabeça no lugar, clarear minhas ideias e viver de acordo com meus princípios. Essa prática me realinha!

E não deixo de praticar os cinco ritos tibetanos pela manhã. São cinco movimentos repetidos 21 vezes que ajudam na rotação dos chakras. Sempre me sinto melhor e mais conectada internamente depois desse exercício. Também não podia deixar de dizer que cozinhar e receber os amigos em casa é o melhor programa para mim. Gosto muito mais do que festa, balada, barzinho, restaurante. Estar com amigos e família, pessoas que nos amam, pessoas com quem temos o prazer de trocar me enche de satisfação. Me sinto alimentada com a presença deles.

Viver do jeito que nos sentimos bem, com pessoas que nos fazem bem é o que realmente importa! Esse é o verdadeiro significado de paraíso para mim.

***Texto por Bela Gil