Paraíso em forma de vilarejo

por Cantão

Santo André, na Bahia, é um paraíso pouquíssimo conhecido e explorado da Costa do Descobrimento. A apenas meia hora de Porto Seguro, o vilarejo está longe de ser badalado como a vizinha famosa e contagia com sua calmaria.

LVN_15

Para chegar até lá é preciso atravessar o rio João de Tiba em uma balsa, que também comporta carros, e seguir por uma estrada asfaltada. Em poucos minutos, desviando de um buraco e outro, chegamos à vila e logo notamos os contrastes em relação ao outro lado do rio.

LVN_16

As ruazinhas de terra e barquinhos coloridos que flutuam sobre a mansidão do rio João de Tiba dão as boas vindas aos visitantes que chegam ao pacato vilarejo. Logo de cara a gente entende por que o lugar encantou a seleção de futebol alemã, que fez desse paraíso a sua casa durante a concentração para Copa do Mundo.

LVN_14

A Praia de Santo André, que graças ao Podolski e sua turma ficou conhecida como “praia do 7 a 1”, certamente deu de goleada no clima frio que os gringos estão acostumados a lidar. E não falo só de temperatura. O lugar é caloroso e acolhedor em todos os sentidos.

LVN_05

Apesar de todo o destaque que recebeu em 2014, a praia de Santo André continuou intacta e manteve o sossego típico da região. Encontramos uma praia quase deserta, com um visual único, cheia de verde e repleta de paz. São 13 km de uma costa emoldurada por coqueiros e barreiras de corais, banhada por águas calmas e quentinhas.

LVN_09

O ponto em que o mar se encontra com o rio João de Tiba é ainda mais impressionante. Barquinhos flutuando no horizonte, em um cenário que é puro espetáculo da natureza, podem ser observados à sombra das frondosas árvores que margeiam o rio e o mar. É pra glorificar de pé!

LVN_07

Poucas pousadas, quiosques e restaurantes simpáticos se distribuem ao longo da extensa faixa de areia, repleta de coqueirais. Apesar da simplicidade, os visitantes podem esperar encontrar nos pequenos estabelecimentos muito charme, conforto e cardápios com pratos de dar água na boca.

LVN_08

Um restaurante que me conquistou e recomendo muito é o El Floridita. O lugar é super agradável e tem um cardápio cheio de delícias locais, além de ser dono se uma vista sensacional. As mesas são dispostas no gramado verdinho, de frente para o rio e ainda há um deck de madeira de onde se pode ter uma visão privilegiada da calmaria contagiante do Tiba.

LVN_06

Experimentamos um queijinho coalho com mel e tomate cereja de entrada e carne de sol desfiada com tomate e pimentão, servida com pirão de leite, e camarões na abóbora com molho branco e ervas, acompanhado de arroz com alho poró e farofa de banana. De sobremesa, cocada de forno ao limão siciliano, acompanhada de cocadinhas de colher, cada uma com sabor diferente: café, hibisco e gengibre. Tudo uma delícia!

LVN_11

O El Floridita fica pertinho do Costa Brasilis Resort, onde ficamos hospedados em Santo André. O resort, que é all inclusive, fica de frente para a praia, é rodeado por uma área verde maravilhosa e tem uma estrutura impecável.

LVN_10

Com decoração em estilo rústico, o resort oferece suítes, bangalôs, casas coloniais no estilo cidade histórica e até um “mosteiro”, um prédio gigante com um charmoso pátio interno e vários quartos ao redor. As refeições não deixaram absolutamente nada a desejar, todas muito fartas e da melhor qualidade.

LVN_12

Todas as experiências em Santo André foram totalmente positivas e só nos deram boas impressões, além de, claro, nos deixar com aquele gostinho de “quero mais”. Não duvido que Santo André tenha sido um dos lugares que mais encantaram os Portugueses quando eles chegaram à Costa do Descobrimento. Aí a gente entende por que muitos deles ficaram por aqui para sempre.

LVN_03

Quando a gente conhece as delícias do #ViverBem, fica difícil voltar.