Caraíva: para se conectar com a natureza

por Cantão
Tente encontrar a definição de paraíso e chegará a Caraíva. Um lugar onde é possível encontrar a conexão mais perfeita com a natureza e inundar os olhos e a alma com os melhores sentimentos.
12
O vilarejo faz parte da Costa do Descobrimento e está em Porto Seguro, localizado a cerca de duas horas da região principal, ao sul da cidade. A comunidade ribeirinha é cercada por paisagens estonteantes, emoldurada pelo rio, pelo mar e pelo Parque Nacional Monte Paschoal.

06

O acesso a Caraíva não é dos mais fáceis, é preciso pegar uma estrada de terra de aproximadamente 35 quilômetros a partir de Trancoso, trajeto que dura cerca de uma hora, mas vale a pena fazer um pequeno esforço para ter uma recompensa como essa:

03
A Vila é uma das mais antigas do Brasil e tem apenas cerca de mil moradores. Não há muita estrutura por lá, então é bom não contar com cartões de crédito e débito. Muitas vezes elas não funcionam e alguns lugares sequer aceitam a forma de pagamento. Para não arriscar, leve dinheiro vivo, porque também não há caixa eletrônico por lá.
11

Esqueça os sapatos e deixe os saltos de lado! A boa é levar roupas leves, colocar um chinelo ou uma rasteira e se deixar contagiar pela tranquilidade do vilarejo construído à beira do rio. Com chão de areia, construções simples, paisagens bucólicas e sem a presença de carros, Caraíva nos abraça de um jeito mágico.

01

O encontro do rio com o mar, o bater das ondas na areia e as amendoeiras formam uma atmosfera deliciosa e envolvem os visitantes em uma pacata e prazerosa vida ribeirinha. Ao longo do rio e da praia há vários bares e restaurantes que oferecem tendas sob as quais se pode deitar e relaxar.

05

As águas calmas do rio são perfeitas para nadar, andar de caiaque, praticar stand up paddle ou apenas ficar de molho, totalmente entregue ao ócio. A verdade é que só o fato de estar em Caraíva já é uma dádiva.

13

Quando o dia se vai, o lugar nos presenteia com mais um espetáculo que ela saber fazer muito bem: o pôr do sol. No fim de tarde o sol descansa no rio e deixa a vila toda dourada. De todos os ângulos a cena é estonteante, mas muitos preferem curtir esse momento no famoso Boteco do Pará, saboreando os famosos pastéis de arraia e tomando uma cervejinha.

10

Apesar do clima de paz, a noite em Caraíva é movimentada. Em seu centrinho encontramos lojinhas, bares e restaurantes super charmosos e vendedores de artesanato. E, claro, o arrasta-pé rola solto nos dois forrós da ilha: Ouriço e Pelé, com direito a banda ao vivo!

02

Caraíva é aquele lugar para se desligar do mundo e se conectar com a natureza. Lá o tempo passa mais devagar, mas jamais entedia. A sensação que temos é de que voltamos no tempo e aportamos em uma época em que a vida era muito mais doce e gentil.