Especial Saladas Fáceis | Caprese

por Cantão

Buongiorno, ragazze! Para finalizar nosso quarteto de saladas fáceis de verão, nada melhor do que uma italianíssima e fresca caprese.

A ideia é inovar com diferentes texturas de tomate. Essa salada é linda, colorida e pode servir como uma refeição, entrada ou mesmo para beliscar com os amigos. E é super rápida e fácil de fazer. Você pode optar por comprar todos os ingredientes e apenas preparar o molho ou então seguir o passo a passo e preparar os tomates assados no seu próprio forno, o que eu sempre prefiro.

Vamos lá!

Você vai precisar de:

Para os tomates assados:

1,5 kg de tomate bem madurinho
1 maço de manjericão com folhas médias
500ml de azeite extra-virgem
3 dentes de alho
100g de castanha do Pará
100g de queijo parmesão

Ingredientes para a montagem:

500g de tomates pequenos variados. Recomendo o sweet grape vermelho e amarelo, para dar graça e cor.
500g de muçarela de búfala

Para os tomates assados ao pesto:

Lave, higienize e seque muito bem os tomates maduros.
Tempere com sal a gosto. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 8 minutos. Retire a assadeira do forno, retire os tomates e as peles dos mesmos. Coloque os tomates em um bowl e tempere-os com 1/2 litro de pesto de manjericão (confira abaixo como prepará-lo). Deixe-os marinando por umas 6 horas antes de servir. Sirva frio.

Faça seu próprio molho pesto:

Lave o maço de manjericão. Depois de desfolhar e secar bem as folhas, coloque-as rapidamente em água fervente e em seguida em água fria com bastante gelo. Deixe escorrer bem as folhas, e esprema em uma peneira. No liquidificador, coloque as folhas com 1/2 litro de azeite de oliva extra-virgem, os dentes de alho e sal a gosto. Deixe bater bastante. Logo após, acrescente a castanha do pará torrada, batendo até que fiquem trituradas. Em um bowl, acrescente 100g de queijo parmesão e misture tudo. Pronto!

Como montar a Caprese Cantão:

Disponha os tomates e a muçarela de búfala no prato, intercalando os tomates frescos e assados, para dar um efeito bonito. Tempere com sal e azeite a gosto.
O pesto pode ser servido à parte e esse prato fica uma delícia com pães e torradinhas para acompanhar!

Feliz Natal e bom apetite!