Dia de Cão Feliz

por Cantão

Como diz meu namorado, sou do tipo Felícia. Sou daquelas que não pode ver cachorro abandonado ou com cara de triste que já quero levar pra casa. Agarro e aperto todos os peludos que cruzam meu caminho e quase sempre esqueço de dar “oi” para o dono. Sei o nome de todos os 4 patas do bairro mas não de seus humanos.

Nasci e já tinha praticamente um lobo morando na minha casa, um Malamute do Alasca chamado Rio. Depois dele vieram outros até que finalmente chegou o dia em que meu caminho cruzou com o de uma criaturinha fofa e branquinha que escolhi chamar de Joca, apelido para Joaquim.

post-diadecao-03

Não é nada fácil criar um pet filhote no mundo corrido que vivemos. Você chega em casa e perdeu um chinelo ou pisa em falso e ops… xixi. Passei muito sufoco para conseguir tornar o Joca em um cão sociável. Ele tem uma essência de capetinha mas aprende rápido e juntos conseguimos encontrar nossos limites. Sempre digo que o segredo (que no fundo não é nenhuma novidade) é lembrar que cachorros não são feitos para ficarem presos em casa.

Eles precisam correr, se exercitar, cheirar as coisas, viver em matilha, brincar e se possível ficar soltos para se sentirem livres. Por muito tempo fui freelancer e conseguia levar o Joca na praia e na cachoeira durante a semana, andar de bike no fim da tarde entre outros programas que só são possíveis quando você controla o seu próprio horário. Ano passado, recebi uma proposta irrecusável, onde não poderia ficar em casa todos os dias.

Me vi frente a um cenário que sempre recriminei: deixar um cachorro preso um dia inteiro sem ninguém para passear. Comecei a pesquisar passeios alternativos que pudessem dar ao meu bichinho algum tipo de diversão diária. Foi então que uma grande amiga, a dona de um lindo Vizla chamado Zaire d’Agoberto, me apresentou o fantástico Dia de Cão Feliz. Era como encontrar água no deserto!

post-diadecao-02

Quem comanda essa maravilha são Luana e Júlio, duas preciosidades a quem confio o meu doguito de olhos fechados. O esquema é simples: eles buscam seu cachorro em casa e levam junto com outros para algum pico divertido como parques, mirantes, trilhas, cachoeiras, praias etc. Depois de quase 4 horas de rolê por aí ela entrega o animal pronto para dormir o sono dos justos.

Muitos tem receio de deixar seus filhotes soltos e por isso acabam adiando esse tipo de programa. Posso garantir que seu dog não corre perigo! A Lu e o Júlio são adestradores e sabem lidar com todo tipo de personalidade. Eles geralmente colocam nos novos integrantes uma super guia que proporciona liberdade e segurança junto.

post-diadecao-04

Para fechar com chave de ouro, enquanto eles se divertem as fotos pipocam no seu celular em tempo real! Quem não tem um jardim em casa e fica fora por muitas horas vale a pena testar, o Joca recomenda. 🙂