Um encontro com Tóquio

por Cantão

A capital do Japão é um dos lugares mais curiosos do mundo que já conheci. Tóquio é vibrante, cheia de energia, ligada no 220 volts, mas preserva uma tranquilidade sem igual. A cidade que tantas vezes precisou se reconstruir – e assim o fez com muita maestria – mistura com perfeição o que há de mais moderno no mundo com fortes tradições culturais que seus habitantes se orgulham muito de manter.

Por mais que os letreiros luminosos de bairros modernosos insistam em piscar e as multidões tomem conta dos principais centros comerciais da cidade, o silêncio e a calmaria nunca estarão muito distantes. Na maioria das vezes basta caminhar alguns poucos minutos para entrar em uma ruazinha residencial e tranquila, cheia de casinhas e bicicletas estacionadas nas garagens.

Em Tóquio, até o caos é organizado. Em Shibuya, no cruzamento mais movimentado do mundo, onde passam mais de três milhões de pessoas por dia, dificilmente alguém se esbarra. Os japoneses parecem ter uma capacidade sobre-humana para evitar colisões. Para mim, foi tão difícil quanto atravessa as ruas do Vietnã.

toquio-shinjuku-0299

Shinjuku é uma das opções mais disputadas de hospedagem em Tóquio, já que reúne uma diversidade imensa de serviços. Sua estação é a mais movimentada do mundo, um verdadeiro emaranhado de linhas de trem e metrô, de onde se pode locomover para várias partes da cidade e até do país. Apesar de muito cheia, é super organizada. Em nenhum momento vi confusão, briga e nem fui esmagada em um vagão.

Nas escadas rolantes que dão acesso às plataformas, todas, absolutamente todas as pessoas param educadamente apenas de um lado. Nas plataformas, duas filas laterais são formadas em cada espaço de acesso aos vagões. Primeiro os passageiros que chegam desembarcam pelo meio e, só depois que a última pessoa sai, os que estão na fila começam a embarcar. Uma coisa mágica! Dentro dos carros, silêncio total. Não é permitido falar ao celular e o silêncio faz parte da boa educação. Tudo para não incomodar quem divide o espaço com você.

toquio-kabukicho-0368

Em Shinjuku está a famosa região de Kabukicho, uma área com muito neon, cores, sons e multidões. E pertinho dali está a tradicional Golden Gai, cheia de ruelas e bequinhos repletos de minúsculos bares e pubs. Comparem as fotos! Nem parece que estamos na mesma cidade, menos ainda no mesmo bairro.

toquio-golden-gai-0340

Pelas ruas de Harajuku, mais modernidade! A criatividade rompe a barreira do convencional e dá lugar a um verdadeiro desfile, onde os jovens exibem looks ousados e cheios de personalidade.

toquio-harajuku-154850_post

O bairro é uma passarela, cheia gente diferente, de vários tribos e estilos, em que a única regra para se vestir é ser autêntico.

toquio-harajuku-165711_post

Harajuku é um grande teatro e os acessórios, roupas personalizadas, babados, sobreposições, cores, e maquiagens exóticas são indispensáveis para a composição do figurino de seus personagens.

toquio-yanaka-0031_post

Em Yanaka, distrito tranquilo de Tóquio, encontramos uma atmosfera de cidade antiga. A sensação é de ter voltado algumas décadas no tempo. Um dos pontos mais movimentados da região é a Yanaka Ginza, uma rua muito frequentada por moradores locais, repleta de lojas de comidinhas, doces japoneses, lembrancinhas e bugigangas. É bom ir com fome para lá, porque as comidas de rua de Yanaka são uma perdição!

toquio-odaiba-0804

Não contente com tantos contrastes urbanos e com as mais de 6 mil ilhas existentes no país, Tóquio construiu uma ilha artificial que se tornou o bairro mais moderno da cidade. Odaiba abriga vários prédios futurísticos, shoppings e até uma réplica da Estátua da Liberdade. Outros pontos famosos da região são a roda gigante, uma das mais famosas do mundo; o robô gigante, de 18 metros; e a Rainbow Bridge.

O bom funcionamento dos serviços urbanos, o impecável sistema de transporte e a segurança incontestável de Tóquio oferecem um total conforto para que visitantes e locais transitem por toda a cidade com tranquilidade e total liberdade. Apesar de poucos japoneses falarem inglês, eles, muito simpáticos e solícitos, estarão sempre prontos para se esforçar e ajudar no que for preciso.

Com mais de três mil anos de muita história e tradição, Tóquio resiste às adversidades e o tempo todo se reinventa. Os predicados da metrópole são inúmeros, mas, sem dúvida, o que mais impressiona por lá são a educação e o respeito. Poder caminhar tranquilamente pelas ruas, entre belas paisagens e patrimônios históricos, sem medo de violência, convivendo com tanta gente educada e querida, aqueceu o meu coração e tornou a viagem inesquecível. Tóquio, você é puro amor!