Desintoxicando com Kombucha

por Cantão

É normal fazer cara feia quando falamos sobre fungos e bactérias, mas nem todos eles nos fazem mal, na verdade, alguns são verdadeiros amigos do peito da nossa saúde. São os maravilhosos probióticos: microorganismos vivos que quando ingeridos fazem um bem danado ao nosso organismo; restauram a flora intestinal, dão aquele ‘up’ no nosso sistema imunológico, limpam as toxinas, ajudam na perda de peso e outros milhões de benefícios para o nosso corpo.

Tem muitas formas de ingerir probióticos, mas as naturais são sempre as melhores. Uma delas é o Kombucha, uma espécie de refrigerante do bem, feito a partir de chá verde ou preto fermentado. A origem do kombucha veio da cultura oriental, ele é uma bebida milenar que atravessou gerações e recentemente ganhou a atenção de todos com seus efeitos incríveis na saúde.

O kombucha é feito com chá, preto ou verde, açúcar e uma cultura específica de bactérias. As bactérias se alimentam do açúcar e assim fermentam a bebida. Depois de fermentada ela pode ser saborizada de diversas formas: com frutas, canela, gengibre e por aí vai.

post-kombucha-03

Por conta da fermentação, o kombucha fica gaseificado, lembrando um pouco a sensação de um refrigerante, se for geladinho então… Só que diferente do refrigerante o chá fermentado não contém muito açúcar, pois ele é “comido” pelas bactérias, e ainda é considerado um elixir da saúde. Além de ser rico em probióticos pro nosso organismo, o kombucha é cheio de vitaminas e enzimas boas pro sistema imunológico, e alguns estudos falam até que a bebida é uma potente arma natural contra o câncer!

Mesmo parecendo fácil de preparar o kombucha é uma bebida viva e requer carinho e cuidado para ser feito. Por se tratar de uma cultura viva de bactérias, elas precisam ser “cuidadas” todos os dias, como um bichinho de estimação, afinal de contas, estão vivas e se alimentando constantemente. Mas claro, pra quem não tem como preparar em casa a boa notícia é que muitas lojas de produtos naturais e restaurantes já tem o nosso refrigerante do bem no cardápio!

O “ritual” de preparo do kombucha pode até ser um pouco trabalhoso, mas nos faz pensar que é assim que devemos cuidar da nossa saúde, com atenção, carinho e tempo! Reservar uns minutinhos para preparar uma bebida saudável, ou comer algo fresco feito por nós mesmos é viver bem e cuidar do nosso bem-estar!