Aristocracia de brinquedo

por Cantão

O Felipe Caldas é uma daquelas pessoas que te conta histórias deliciosamente sórdidas sobre a realeza. Ele sabe tudo sobre os palácios, as acomodações, os nobres, os ornamentos, decorações, papéis de parede, vitrais, e claro, segredos que não encontramos nos livros. Ele poderia ser classificado como designer, artista, artesão, mas ao meu ver ele é um feiticeiro. Um verdadeiro mago das massinhas e do detalhamento. Ele é a pessoa por trás do instagram @_lordphillip.

post-lego-lordpuli-02

Lord Phillip foi idealizado sob a ética e a estética de um nobre europeu do início do século XX. O pequeno lorde de cabeça amarela é a personificação da vida cotidiana de Felipe.

post-lego-lordpuli-01

O início dessa trajetória é antiga e começou com uma paixão pelo clássico brinquedo LEGO, o primeiro presente que realmente chamou sua atenção quando ainda tinha 5 anos:

“Grande parte da minha infância girou em torno de brincadeiras com Lego, desde reinventando épocas medievais até os dias atuais. A última grande brincadeira, quando eu já tinha cerca de 12 anos envolvia todos os meus amigos e se tratava de uma cidade que ficava montada permanentemente no meu quarto onde todos levavam uma vida tradicional em suas casas e trabalho. Já eu, era o prefeito e tinha uma família extensa, com inúmeras filhas, que eu fiz questão de casar com todos os meus amigos, exceto um, que era meu rival político.

post-lego-lordpuli-03

Uma vez que ele pediu eleições livres, eu fiz sua vontade, mas como todos os eleitores eram familiares, eu ganhei. Outra ocasião importante foi quando um amigo meu montou uma cidade na casa dele, e por conta de quebra de tratados comerciais entre as nossas cidades, eu declarei guerra a ele, mas isso são águas passadas”. 

post-lego-lordpuli-04

A massinha entrou em cena para incorporar elementos arquitetônicos e ornamentais de grandes palácios e logo tomou o lugar do LEGO: “Barroco, rorocó, alguma coisa de neoclássico e o art nouveau são os 4 estilos que eu acho os mais presentes no meu trabalho”. O primeiro cômodo do Palais de Val, grande obra prima do Felipe, começou a ser desenvolvido em 2003 e foi aí que deixou de ser um objeto apenas de brincadeira. O projeto tomou proporções maiores e mais sérias, refinando materiais, técnicas e, com o tempo, se desdobrando em outros projetos.

post-lego-lordpuli-05

O que me chamou mesmo atenção no meio disso tudo, foi perceber que além de reproduções de lugares históricos ele passou a reproduzir sua própria vida incorporando elementos e contextos de tempos passados. Tendo em mente eventos futuros e de maneira muito bem projetada e calculada, um lado quase adivinho, Felipe produz as cenas de Lord Phillip.

post-lego-lordpuli-06

As situações ainda não foram vividas, ele as imagina e as posta no momento em que acontecem, preservando o conceito do instante proposto pela rede social.

As informações de tempo e espaço flutuam pela foto postada, fazendo uma jornada de cem anos ao passado, dando um frescor aos eventos e lugares históricos e deixando grande margem para a imaginação. 🙂