Especial ItalianoRio

por Cantão

Até dia 29 de outubro tem evento delicioso pros cariocas: o ItalianoRio traz uma programação especial pra celebrar a influência italiana no estilo de vida carioca através do design, moda, gastronomia e arte.

A programação faz parte da XVI Edição da Semana da Língua Italiana no Mundo, realizada com o alto patrocínio da Presidência da República Italiana e pelo governo italiano simultaneamente em diferentes países. Criada em 2001, o evento deste ano traz como tema “Os italianos e a criatividade: marcas e trajes, moda e design”. A cultura italiana será lembrada ainda em shows, palestras e workshops previstos no roteiro.

post-italianorio-01

E claro, não podia faltar um festival de gastronomia no evento! E nada melhor que os pratos assinados pelo chef Silvio Podda, da Casa do Sardo, para mangiare! As sugestões remetem, a cada dia, a uma região da Itália, resgatando os sabores do país. As opções do menu variam entre R$30 e R$35! Que delícia, hein?

Outra atração é a exposição sobre 10 imigrantes italianos que fizeram a diferença em terras brasileiras. Além de fotografias, a mostra inclui relíquias relacionadas aos homenageados e o relato sobre a história de cada um, entre eles: Pasquale Segreto, empresário pioneiro do mercado de cinema no Brasil, Gianni Ratto, fundador do “Teatro dos Sete” ao lado de Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Sérgio Britto e Ítalo Rossi e Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini Rossi, o caricaturista Lan.

post-italianorio-02

Veja aqui a programação completa:

19/10 – Workshop IED – Criação gráfica utilizando recorte de papel, com professor Ricardo Cunha Lima.

20/10 – IED Parla: Mesa redonda para debater as relações entre Brasil e Itália na área de design. O Diretor do IED Itália Carlo Forcolini, o Diretor Acadêmico do IED Brasil, Marco Zanini, e o Diretor do IED Rio de Janeiro, Fábio Palma, participarão do evento.

21/10 – Leitura Dramatizada de textos da escritora Marina Colasanti, vencedora do Prêmio Jabuti em 1993, pela atriz Luiza Maldonado. Em seguida, apresentação do Cello Dance.

22/10 – Apresentação do AllBrazz, quinteto de Jazz com versões de músicas brasileiras, algumas das quais cantadas em italiano.

24/10 – Palestra com Célia Schiavo, italiana autora do livro “Deus abençoe esta bagunça”.

25/10 – Leitura Dramatizada de textos do poeta Marco Lucchesi, Membro da Academia Brasileira de Letras, pelo ator Daniel Chagas.

26/10 -Exibição do documentário “A Mochila do Mascate”, do cenógrafo e diretor Gianni Ratto. Após o filme, Antônia Ratto, filha de Gianni, mediará um debate.

28/10 – Show do cantor Domenico Lancellotti.

29/10 – Apresentação de projetos sociais cariocas apoiados pela comunidade italiana.

Vai lá: até 29/10, no Terraço Belvedere Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro – Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Castelo
Restaurante: de segunda a sexta, das 12h às 22h; sábados das 12h às 16h; Programação cultural: às 19h30; não abre aos domingos. Entrada gratuita.

A iniciativa é do Consulado Geral da Itália do Rio de Janeiro, do Istituto Italiano di Cultura di Rio de Janeiro e do Comite Rio de Janeiro, em colaboração com o Restaurante Casa do Sardo, o IED Rio – Istituto Europeo di Design e a Editora Comunità Italiana.