Cultura cinema italiano no sofá

post por Julia Sorella

Cultura cinema italiano no sofá

Cultura, Cinema

Pra aproveitar o final de semana no melhor estilo dolce far niente nada melhor que uma boa maratona de filmes italianos acompanhada de uma taça de vinho e uma boa companhia pra entrar no clima!


Pra admirar a Toscana e suas maravilhas, o diretor Bernardo Bertolucci trouxe o filme Beleza Roubada em 1996, com a belíssima Liv Tyler, que interpreta uma jovem que após a morte de sua mãe viaja para a Itália para reencontrar alguns parentes e se aproximar mais das lembranças de sua mãe. O filme tem um cenário de tirar o folego, rodado em uma casa antiga em meio aos campos toscanos.

Chegando em Roma, no melhor estilo Fellini, A Grande Beleza de Paolo Sorrentino narra a história de um escritor de sucesso que está estagnado e passa os dias em festas e eventos da alta sociedade de Roma, se questionando qual o sentido de tudo isso. O longa foi vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e também arrematou o Globo de Ouro.

post-italianos-cine-05

Tem também o bom e velho clássico do neorealismo italiano: Ladrões de Bicicleta, do diretor Vittorio de Sica. O longa de 1948 retrata a realidade de uma Itália pós guerra e conta a história de Antonio, um trabalhador desempregado que consegue um emprego para colar cartazes cujo pré-requisito é possuir uma bicicleta. Antonio até tem uma, mas que logo no primeiro dia de trabalho é roubada, e para poder continuar com o emprego ele precisa recuperá-la. Para os amantes de um bom clássico preto e branco, esse longa é imperdível.

post-italianos-cine-03

No drama Mia Madre do diretor Nanni Moretti, Margherita é uma cineasta que começa a rodar seu novo longa-metragem protagonizado por um excêntrico ator, interpretado pelo americano John Turturro, e ao mesmo tempo precisa lidar com seus problemas pessoais e com a doença da mãe, que está internada. Entre risos e lágrimas, o filme se aproxima muito da vida do próprio Moretti, que além de dirigir também atua no longa como o irmão mais velho da protagonista.

Também vale conferir o longa do italiano Paolo Virzi, Loucas de Alegria, que já comentamos por aqui. O elenco traz as grandes atrizes italianas Valeria Bruni e Micaela Ramazzotti, que dão vida a uma inusitada dupla com distúrbios mentais que foge de um hospital para viver um pouco a liberdade e delícias de suas próprias loucuras. É uma comédia leve e gostosa pra ver antes de recomeçar a semana! 😉

Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someone
FacebookInstagramVimeoPinterestTwitter

Direto do Insta

Instagram has returned invalid data.

Assine nossa news

Arquivo