os Picassos de Picasso

por Cantão

Hoje tem inauguração de uma exposição aguardadíssima: a inédita “Picasso: mão erudita, olho selvagem”, na Caixa Cultural Rio de Janeiro!

O acervo, com 138 obras, traz pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, cerâmicas e fotografias pertencentes ao Musée National Picasso-Paris. As obras traçam um percurso cronológico e temático em torno de conjuntos que seguem as principais fases do gênio espanhol.

post-picasso-caixacult-04

O mais interessante é que a mostra apresenta peças que guardam uma relação muito particular de Picasso com a sua obra, já que foram selecionadas e mantidas por ele ao longo de sua vida — possivelmente com o intuito de criar seu próprio museu.

post-picasso-caixacult-02

A coleção do museu parisiense nasceu de doações feitas ao Estado pelos descendentes de Picasso, a partir de 1973, em um acordo para o abatimento de impostos sobre herança.

post-picasso-caixacult-03

Organizada pelo Instituto Tomie Ohtake em conjunto com o Musée National Picasso-Paris, a retrospectiva tem curadoria de Emilia Philippot, também curadora da instituição francesa.

Vai lá: até 20/11, com visitação gratuita (por ordem de chegada) sempre de terça a domingo, das 10h às 21h, na Av. Alm. Barroso, 25 – Centro.