o que é que Roma tem?

por Cantão

Não vi o Papa nem vaiei a cidade, mas, definitivamente, fui a Roma. E adorei. Por ano, mais de 6 milhões de pessoas visitam a capital da Itália e, claro, não seria eu que deixaria de conferir o que Roma tem.

post-LVN-roma-02

Gostei do que vi, vivi e comi. A cidade é uma mistura deliciosa de história, calor humano e deleite gastronômico.

A convivência calorosa com os nossos irmãos de latinidade é um plus que dá o toque especial à viagem. Os romanos são muito abertos, simpáticos e prestativos; alguns preservam aquela rabugice caricata, sem jamais perder o encanto latino. A abundância gestual, o jeito como nos recebem e nos acolhem e até o volume de voz – alguns decibéis acima do que estamos acostumados – nos fazem sentir a alma italiana logo nos primeiros minutos em que se pisa por lá. Fica fácil se sentir em casa.

04a-Roma_LVN-3674

Roma tem cheiro de pão fresquinho saindo do forno, do bolo da vó no almoço de domingo. As deliciosas massas com molhos fresquinhos, as pizzas com bordas crocantes e aeradas, as caminhadas regadas a gelatos refrescantes e saborosíssimos… Bom, acho melhor parar por aqui para não deixar ninguém passando vontade.

O ditado original diz que quem tem boca vaia Roma, mas – além de não ter nenhum motivo para vaiar – a minha estava muito cheia para isso.

post-LVN-roma-04

E não é só pelo estômago que Roma nos pega de jeito. A antiga sede do vastíssimo império romano tem inúmeros atrativos que alimentam a alma. Além de colírios para os olhos, seus pontos turísticos são uma rica viagem pela história da humanidade. E quanta história Roma tem para contar!

post-LVN-roma-05

O Coliseu, sempre lotado de turistas, nos leva a tempos remotos, onde gladiadores, leões e bigas se digladiavam para o delírio da plateia. Estar em um lugar como esse, um símbolo da Roma Imperial e um dos pontos turísticos mais famosos do mundo é algo inexplicável!

post-LVN-roma-06

Saindo do Coliseu, continuamos o passeio histórico pelo Foro Romano, onde é possível entrar com o mesmo ingresso do Coliseu. As ruínas das antigas construções que centralizavam a vida pública romana são de arrepiar.

07b-Roma_LVN-4687

Não dá para dizer que é fácil percorrer todo o foro porque o espaço fica em uma enorme área aberta, mas é totalmente possível passar horas andando pelo lugar sem ficar entediado.

post-LVN-roma-07

É simplesmente incrível passear pela Via Sacra e imaginar que Julio Cesar caminhava por ali há mais de 2 mil anos!

post-LVN-roma-08

Como nem tudo é ruína, há sempre os castelos que permanecem de pé, fincando seus pés no passado, presente e futuro. O Castelo Santo Ângelo é, sem dúvida, um dos pontos mais belos de Roma e durante séculos seguiu se reinventando.

08b-Roma_LVN-4413

Foi construído para ser um túmulo, virou uma espécie de forte militar, se transformou em prisão até virar um museu e compartilhar seus milhares de anos de história. Como se não bastasse ser cheio de conteúdo, ele ainda nos brinda com uma bela vista para o Rio Tibre.

post-LVN-roma-09a

O Castelo Santo Ângelo fica próximo ao Vaticano, um país que fica dentro de uma cidade, veja só. Roma é realmente mágica! Não preciso nem dizer que a sede da Igreja Católica vive abarrotada de turistas, né? Como havia uma fila tão grande para entrar que eu nem conseguia entender onde era o início, meio e fim, resolvi ficar só do lado de fora, mesmo. E já valeu a pena!

post-LVN-roma-10

No Pantheon a história foi diferente. O templo, famoso por ter a maior cúpula do mundo sem sustentação e pelas suas oito colunas de granito, costuma ser bastante disputado, mas não tivemos dificuldade para entrar nele. O monumento mais bem conservado da arquitetura romana, que permanece inteiro depois de 2 mil anos, foi construído como um templo de adoração dos deuses e se transformou em uma igreja católica.

post-LVN-roma-11

Uma semana em Roma vale muito mais do que anos e anos em uma sala de aula! Depois de tanta riqueza que a cidade me deu, só restou ir até a Fontana di Trevi e fazer dois pedidos: guardar para sempre os dias em que estive por lá na memória e voltar muitas vezes mais àquele lugar incrível. Pluft!