entrevista: Chá e Café da Rafa

por Cantão

A cor, o calor, o sabor, o perfume que acalma, desperta memória e enche o coração de aconchego. Não são poucos os poderes do chá, a bebida mais popular e antiga do mundo!

Antes de se tornar uma das mais valiosas commodities das rotas comerciais, e da bebida virar cerimônia religiosa no Japão, o chá já era conhecido pelo seu poder mítico. Segundo pesquisadores, as folhas de chá são cultivadas na China desde a Pré-História!

post-chaecaferafa-03

A verdade é que as infusões e ervas aromáticas mudaram os costumes, as refeições, os modos, os guarda-roupas, o entretenimento e o comércio ao redor do globo. Para a nossa felicidade, hoje o chá se tornou acessível a todos. Seja quente ou frio, ele é como um bálsamo para a alma: sempre cai bem!

Pra falar mais sobre o assunto, conversamos com a Rafa Nascimento, barista e criadora da marca Chá e Café da Rafa, que oferece blends pra lá de especiais. Ela conta tudo sobre como mergulhou neste universo afetivo e também compartilha duas das suas harmonizações de chás favoritas. Inspire-se!

post-chaecaferafa-12

Como você virou barista? Como essa paixão por café acabou virando sua profissão?

Aos 21 anos estava à procura do meu primeiro emprego com carteira assinada. Fiquei 1 ano procurando algo na minha área, até que, de repente, uma agência me chamou para uma entrevista. A vaga era para atendente de uma cafeteria que seria inaugurada. Não era o que eu procurava, mas fui informada de que poderia conseguir futuramente trabalhar no escritório da empresa. Acabei aceitando. Nesse trabalho aprendi um pouco sobre muitas coisas, mas o café foi o que chamou mais a minha atenção.

Pelo pouco que vi, já me apaixonei. Passei a pesquisar a respeito do café, da profissão barista, e me encantei com os detalhes. A empresa viu minha empolgação e me deu um curso na Casa do Barista, onde eu conheci o Emilio Rodrigues, meu mestre, meu amigo e padrinho do meu filho.

post-chaecaferafa-07

Além do café, você também acabou mergulhando no universo do chá. Fala mais sobre como a Chá e Café da Rafa surgiu.

O meu interesse por trabalhar com chás surgiu quando um amigo fechou sua distribuidora de chá orgânico importado e me presenteou com tudo o que havia do seu estoque. Com todos aqueles chás, eu vi que o universo dessa bebida era lindo, gostoso e muito mais complexo que o do café. Eu tive a ideia de realizar uma venda colaborativa dos chás para investir na profissão de charista. Daí consegui fazer cursos, comprar utensílios específicos e fazer viagens para me aprofundar ainda mais no estudo do chá.

post-chaecaferafa-10

Como é o seu processo criativo dos blends?

Tento juntar tudo o que eu mais gosto – sucos, frutas, flores – e vejo qual harmonização vai dar. Os blends acabam nascendo assim!

post-chaecafedarafa-02

E como foi a sua experiência de se aprofundar na cultura do chá lá na Escola de Chá Embahú?

Na semana que decidi fazer o curso vi que teria vaga no chalé e aproveitei para desfrutar daquele lugar tão distante do Rio. Percebi que podemos fazer coisas interessantes sem a tecnologia (lá não tem tv, nem internet): passear, apreciar a vista, prestar mais atenção nos alimentos e o que tem à nossa volta. No curso aprendi o processo da camélia se transformando em chá verde, preto, branco, amarelo…

Aprendi a harmonizar o chá com alimentos, e também a sentir mais os sabores que a bebida te proporciona…A experiência foi mágica, senti uma felicidade grande saindo de lá, com mais vontade de aprender, foi muito importante pra mim.

A cerimônia do chá no Japão, a tradição turca e o forte hábito do chá das 5 na Inglaterra são super tradicionais. Você acha que a cultura do chá como um ritual social está crescendo aqui no Brasil?

Acho que está crescendo bem devagar. Os brasileiros ainda estão despertando a curiosidade por bebidas não tradicionais, afinal, aqui também é um lugar onde se bebe muito café.

post-chaecaferafa-09

Quais seus chás favoritos?

Diria que o Oolong (tradicional na China), que é uma variação entre o chá verde e preto. E também o Rooibos (comum na África do Sul), conhecido como chá vermelho sem cafeína.

***
Anote aqui as duas receitas de harmonização da Rafa:

post-chaecaferafa-04

Chá Primavera

Você vai precisar de:

1 maçã
1l de água filtrada
10g de chá preto
3g de flor de hibisco
3 colheres de sopa de mel

Como fazer:

Corte a maçã em gominhos iguais aos de uma tangerina e acrescente a água filtrada. Deixe ferver por 10 minutos em uma leiteira. Depois, adicione 3g de hibiscus, desligue o fogo e deixe abafar por mais 10 minutos. Adicione o chá preto e deixe apurar por 2 minutos. A seguir, coe o chá em um pano limpo e deixe esfriar para então adicionar o mel.  Decore com flores!

post-chaecaferafa-05

Chá Outono

Você vai precisar de:

1l de água filtrada
10g de chá rooibos
10g de blend seco de flores e frutas

Como fazer:

Separe 1/2 litro de água filtrada e ferva com o chá de rooibos. Deixe descansar por 12h. Para a infusão de flores e frutas, ferva a outra parte de água com o blend, abafe por 10 minutos e coe. Depois é só juntar a infusão com o chá!

post-chaecaferafa-11

Curtiu? Então fique de olho em todas as novidades dela e faça a sua encomenda aqui! 😉