10 passos para um decor à moda toscana

por Cantão

São os detalhes que traduzem a alma italiana e mexem com os nossos sentidos. Com essas dez dicas você vai deixar o seu cantinho tão encantador quanto uma “villa italiana”. Confere só:

post-apezinho-decoritaliano-07

Crie ambientes frescos, claros e arejados. E não esqueça: rústico é palavra de ordem na decoração toscana. A madeira, por exemplo, é um dos elementos essenciais em todos os ambientes!

post-apezinho-decoritaliano-08

Priorize o natural, o artesanal, o feito à mão. E também valorize os objetos que contam a história da sua família.

post-apezinho-decoritaliano-13

Peças vintage como espelhos com molduras barrocas, fotografias antigas, e artigos em cerâmica tradicional, por exemplo, trazem mais autencidade e deixam o ambiente mais acolhedor.

post-apezinho-decoritaliano-05

Os italianos sabem aproveitar e colorir a vida. E que cores! Terracotas, laranjas, amarelos e rosas antigos que estão vivos por todos os cantos. Os tons quentes são emblemas do estilo deles.

post-apezinho-decoritaliano-09

Tijolos aparentes e pedras remetem à herança medieval da região. As paredes com textura lembram a aparência de fazendas e residências italianas antigas — e deixam os espaços mais fresquinhos!

post-apezinho-decoritaliano-04

Deixe cestas e palhas por onde quiser, elas são muito bem-vindas! Cruas ou coloridas. Elas realmente são uma carta na manga para a organização e decoração de casa! Sem falar que são lindas.

post-apezinho-decoritaliano-02

Se reunir à mesa com a família é a essência da cultura italiana. E não é preciso muito além da companhia do pão, do azeite, da massa e um bom vinho. Mas se este momento for ao ar livre, melhor ainda. As mesas de jantar longas e colocadas em áreas abertas são um convite para refeições e conversas deliciosas!

post-apezinho-decoritaliano-03

Tenha sempre flores frescas em jarros, copos, latinhas. E não esqueça de enfeitar a mesa com velas e guardanapos de tecido (de linho fica um charme!). Pra dar uma pitada de afeto a mais, vale acrescentar raminhos de alecrim, lavanda ou manjericão! Temperos, ervas e plantas aromáticas fazem parte da decoração com muita naturalidade. A simplicidade campestre que é a cara da Toscana!

post-apezinho-decoritaliano-01

Pendure cortinas de algodão claro ou cru. Elas trazem aconchego dosando a luz e evitam que o sol desbote os demais tecidos da decoração e a madeira de móveis e piso.

Agora é só preencher o espaço com muito amor e vivere bene! 🙂