Un gelato, per favore!

por Cantão

Num sábado de sol, cerca de 200kg de gelato são consumidos na Momo Gelateria. Com uma linda história de amor ao sabor, a gelateria tem ares italianos e alma carioca. Idealizadora e mestre no preparo dessas delícias refrescantes, Kátia Mattos conta tudo sobre a história da gelateria e a criação de dois novos sabores em parceria com o Cantão:

Como a Momo nasceu?

Ela surgiu da paixão que nós e nossos sócios temos pelo gelato, que é um alimento artesanal, fresco, que tem tudo a ver com o Rio. Nós trabalhávamos em projetos paralelos, mas sempre fomos admiradores de um bom gelato. Viajávamos, trocávamos muitas figurinhas sobre os lugares onde provamos gelatos deliciosos.

E como aqui no Rio o clima é fresco o ano todo, sorvete é sempre uma boa pedida! Foi por isso que a gente viu uma grande oportunidade de negócio.

momocantao_02_gelato

Vocês costumam dizer que a Momo é o encontro do Rio com a Itália. Como foi equilibrar a tradição e excelência italiana com o tropicalismo brasileiro?

Não somos italianos, e nunca tivemos a pretensão de ter uma marca italiana. Somos cariocas! A gente usa a tradição e a tecnologia italiana de refrigeração – os maquinários são realmente incríveis e fazem diferença – com a nossa pegada do Rio.

Pra criar a Momo, buscamos entender o que nós, brasileiros, mais gostamos aqui dentro e o que mais gostamos lá fora. Fizemos muitas viagens de pesquisa, muitos cursos. Foi assim que acabamos trazendo pra gente os sabores que nos encantaram. É impossível não pensar na Itália e nos seus sabores tradicionais e riquíssimos que só encontramos lá, como aqueles que levam amêndoas, gianduias e amarenas (espécie de cereja cultivada apenas na Itália).

Mas apesar serem incríveis, alguns sabores italianos não combinam com o clima carioca, como os zabagliones (feito com vinho) e a zuppa inglese (que leva pão de ló embebido em licor), por exemplo! Por isso, fomos na fonte daqueles sabores que a gente queria, e buscamos aonde eles vinham na sua melhor forma.

IMG_9706

Como é a escolha dos seus fornecedores?

A escolha dos nossos fornecedores é extremamente meticulosa. Aqui na Momo só entram produtos que nós consideramos extraordinários.

Por isso, fizemos contato com todos os fornecedores que a gente queria trazer lá de fora. Fomos atrás do melhor pistache italiano, fomos até a Bélgica para trazer o cacau deles, e até aqui no Brasil fomos pra Belém só pra pesquisar açaí e tapioca.

Nós brincamos que temos um “berçário dos abacates”: um espaço onde escolhemos nossos abacates pela tonalidade da casca. Fazer um belo gelato de fruta fresca é muito mais difícil e desafiador do que um clássico de chocolate. Por isso escolhemos bem nossa matéria-prima. Dá um trabalho danado, mas o resultado é incrível!

momocantao_03_gelato

Os gelatos da Momo são preparados artesanalmente todos os dias, sem nenhum aditivo ou insumos artificiais. Conte mais sobre o processo de produção de vocês.

É 100% artesanal e diário. Temos uma programação de produção conforme os dias da semana, onde não admitimos desperdício. Isso vai contra nossos princípios!

Basicamente funciona assim: recebemos pela manhã as frutas frescas da estação, que são higienizadas, pesadas e separadas em porções certinhas pra fazer o gelato, que só leva produtos de alta qualidade — sem falar que também só usamos leite A e açúcar orgânico na receita.

momocantao_01_gelato

Fale um pouquinho sobre a escolha dos dois novos sabores criados em parceria com o Cantão.

Quando comecei a pensar nos sabores, pensei bastante na região. Por coincidência, a Toscana é o meu lugar favorito da Itália, seja pra pedalar, tomar vinho ou comer bem. Meu marido e eu já fomos algumas vezes pra lá e amamos. Então fui atrás de costumes e sabores que traduzissem um pouco o estilo de vida de lá. Foi um mix da minha experiência conhecendo a região, com algumas referências em literatura e muitas ideias de alguns amigos italianos. Testamos sabores com casca de laranja, amêndoas, pistache, vini santo… até chegar nos dois finais – Mandola e Cantucci.

Quando pensei no Cantucci, biscoito de amêndoa que eu adoro, pensei não só no sabor, mas também na textura e beleza. Aí foi fácil. Juntamos só delícias: fior di latte, gotas de chocolate belga, baunilha de Madagascar. Já o Pesto de Mandorla traz muitas amêndoas (tostadas e trituradas) e ganache de chocolate. Quer me deixar feliz? Só me falar pra fazer um sabor novo!

Pra finalizar: o que é viver bem pra você?

Viver Bem é a gente poder escolher onde estar, com quem estar. O que vamos fazer, o que vamos comer. É viver no seu estilo, dentro daquilo que você acha que é bom pra você.
Quando relembro meus 20 anos, quando imaginava como eu queria ser mais pra frente, e vejo que, 20 anos depois estou fazendo exatamente aquilo que queria fazer… isso sim é viver bem! Só tenho a agradecer.

***

Aproveite os sabores Cantucci e Pesto de Mandorla até 31/08 na sua loja favorita da Momo Gelateria! 🙂