Festa do Cinema Italiano

por Cantão

Pra valorizar a produção cinematográfica italiana, de 25 a 31 de agosto vai rolar a 8 ½ Festa do Cinema Italiano, batizado em referência ao clássico de Fellini, o eterno 8 ½ (1963).

Em sua terceira edição no Brasil, o evento amplia seu circuito para mais sete salas em diversas capitais nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

E a programação, que reúne sete títulos, está imperdível! Quem inaugura a mostra é o novo filme do diretor italiano Paolo Virzí, “Loucas de alegria”. O longa nasceu no set de seu filme anterior, “Capital humano” (2013), todo rodado na Toscana. Virzí conta que viu sua mulher, a atriz Micaela Ramazzotti, e Valeria Bruni Tedeschi andando de mãos dadas pela locação.

A imagem despertou nele a ideia de duas amigas, de origens e estratos sociais diferentes, que se unem para fugir de uma instituição de reabilitação mental onde foram colocadas pelas famílias.

post-festivalcinemaitaliano-02

Entre os principais destaques estão “As confissões” (2016), de Roberto Andó, com Toni Servillo no papel de um monge convidado a participar de um encontro do G8 — o ator está na seleção também com “As consequências do amor” (2004), de Paolo Sorrentino, que promete.

Outro título esperado é “Amor eterno” (2015), de Giuseppe Tornatore, diretor premiado de “Cinema Paradiso”, com Olga Kurylenko e Jeremy Irons vivendo um romance aparentemente impossível. “Não seja mau” (2015), de Claudio Caligari, sobre a relação entre dois jovens da periferia de Roma, foi indicado para representar o país na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. Boas pedidas!

Completam a seleção a ficção científica “Meu nome é Jeeg Robot” (2015), de Gabriele Mainetti, e a comédia “Paro quando quero” (2014), de Sydney Sibilia.

Aqui no Rio, a mostra acontece nos cinemas do Espaço Itaú em Botafogo e no Espaço Rio Design, na Barra da Tijuca. Os filmes da mostra têm valor fixo de R$ 20 (ou R$ 10 a meia entrada), e serão exibidos dois por dia, sempre às 19h e 21h30. Confira a agenda aqui e não perca!