Existe amor e muito verde em Curitiba

por Cantão

Costumam dizer que Curitiba é cinza e que seus moradores não são lá muito amigáveis, mas devo dizer que existe amor em Curitiba, sim! Além de ser exemplo mundial em mobilidade e urbanismo, a capital do Paraná é a cidade mais verde do país e da América Latina, segundo o relatório Green City Index. E, apesar da fama sobre a frieza dos curitibanos, um dos apelidos da capital é “Cidade Sorriso”. Diz aí: tem como não sorrir vivendo em um lugar dono de paisagens como essa?

Mesmo com os dias nublados e com as temperaturas baixas, que fazem da capital a mais fria do Brasil, é fácil ser feliz por lá. Há um infinidade de programas super legais para ninguém sofrer de tédio.

post-LVN-curitiba-08

Se no Rio de Janeiro as praias são imperdíveis, na Cidade Ecológica, como também é conhecida, os parques são paradas obrigatórias para quem curte um passeio ao ar livre com lindas vistas e muita tranquilidade.

post-LVN-curitiba-09

De origem indígena, a palavra Curitiba significa “terra dos pinhais”. E em uma simples caminhada pelas áreas verdes da capital é fácil entender a razão da escolha do nome. O Parque Barigui, o Parcão e o Jardim Botânico, por exemplo, são repletos das famosas araucárias, popularmente conhecidas como pinheiro-do-paraná. É dessas frondosas árvores que saem os pinhões, frutos típicos da região. Dá uma olhada nesse visual do Jardim Botânico. Nada mal, né?

post-LVN-curitiba-02

Aliás, lá vai uma curiosidade que pouca gente sabe: a geometria do Jardim Botânico lembra a bandeira de Curitiba! Já perceberam isso? Além dos jardins geométricos, essa obra de arte ainda tem trilhas em bosque de araucárias, lagos, quadras esportivas e espaço cultural com exposição permanente.

post-LVN-curitiba-01

E, claro, é impossível falar do Jardim Botânico de Curitiba sem falar da sua famosa estufa, um dos principais cartões postais da cidade. A estufa, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, é toda construída em estrutura metálica e vidro, de estilo art-nouveau. Totalmente climatizada, a estufa abriga plantas características da Floresta Atlântica do Brasil e de seu interior é possível ter uma vista incrível do jardim em estilo francês.

post-LVN-curitiba-05

Falando de natureza a UNILIVRE, Universidade Livre do Meio Ambiente, é referência. Ela fica dentro do Bosque Zaninelli, que tem uma imensa mata nativa com várias espécies de aves e um lago muito simpático. Lugar perfeito para relaxar! O prédio tem uma estrutura bem interessante, feita de troncos de eucalipto, totalmente integrada ao meio ambiente. Uma rampa em espiral dá acesso às salas de aula e a um mirante com uma linda vista.

post-LVN-curitiba-04

Visuais incríveis não faltam em Curitiba! O Parque Tanguá é um dos lugares de onde se pode ver parte da cidade do alto e desfrutar de momentos em meio à natureza. O parque foi construído em um local onde haviam duas pedreiras e preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigui, um dos principais de Curitiba.

post-LVN-curitiba-10

Na parte de cima fica o belíssimo e bem conservado Jardim Poty Lazzarotto e um mirante com vista para o lago. Além disso, o conjunto do parque inclui cascata, ciclovias, pista de cooper, lojas de sounevirs, bistrô e lanchonete. Quem quiser passar uma tarde agradável com os amigos ou com a família também pode usar gratuitamente os quiosques com churrasqueiras de concreto espalhadas pelo lugar.

post-LVN-curitiba-06

Mesmo com os dias nublados e clima mais frio, precisamos admitir que o que não falta a Curitiba é cor e encanto! 😉