3 receitas caseiras do Jornada de Beleza do Bem

por Fabiane Secches

Conversamos com Fernanda Cannalonga, criadora da Jornada de Beleza do Bem, e pedimos que escolhesse 3 receitas caseiras simples e eficientes para cuidar da pele, boca e cabelo nesse final de inverno.

Eu tenho tentado viver a minha vida de acordo com os valores que acredito. Tudo começou quando virei vegetariana há quase 15 anos, fui me interessando por outros assuntos relacionados como alimentação saudável, consumo consciente, moda ética e hoje a beleza natural faz meus olhos brilharem. Desenvolvi a Jornada Beleza do Bem para ajudar pessoas que querem mudar mas não sabem exatamente por onde começar. É um trabalho individual e muito personalizado, ele me trouxe a vontade de levar esse conhecimento de forma mais enxuta para mais pessoas, a partir dessa experiência comecei a Oficina Beleza do Bem, onde ensino algumas receitas caseiras para um grupo maior de pessoas“, conta Fernanda.

Vamos às dicas:

post-cannalonga_04

PELE: tônico facial de arroz

Você vai precisar de:

– 5 colheres de sopa de arroz integral orgânico
– 1 copo de água

A água do arroz é rica em ácido kójico, que ajuda a clarear manchas na nossa pele. Tem ação antioxidante e combate inflamações. Ao contrário das soluções que compramos na farmácia, a água do arroz não resseca a pele, uma opção boa para os dias frios. Essa receita pode ficar na geladeira por até 4 dias.

Deixe o arroz de molho em água por cerca de quatro horas. A água ficará bem leitosa, escorra o arroz e use depois de lavar o rosto, como um tônico. Não precisa enxaguar.

post-cannalonga_02

CORPO: barra de massagem

Você vai precisar de:

– 1 xícara de manteiga de cacau
– 1 colher de sopa de óleo vegetal (óleo de semente de uva, óleo de abacate, óleo de coco, azeite de oliva)

Essa barra é muito rica para passar nas pernas e nas áreas mais ressecadas do corpo. Pode ser usada durante o banho: passe no corpo e enxágue pouco antes de sair do chuveiro. Também pode ser usada fora do banho, sem enxágue. Derreta a manteiga de cacau em banho maria e adicione o óleo vegetal. Coloque em formas de silicone e deixe esfriar na geladeira. Depois é só desenformar e usar. Também dá para colocar essa mistura em uma embalagem antiga (lavada) de batom ou lipbalm, assim você tem um hidratante para os lábios para levar na bolsa.

post-cannalonga_01

CABELOS: óleo hidratante

Você vai precisar de:

– 3 colheres de chá de óleo vegetal (óleo de semente de uva, óleo de abacate, óleo de coco)
– 15 gotas de óleo de argan

Essa mistura de óleos é super hidratante para o cabelo. Evita o frizz sem deixar a aparência oleosa. Os cabelos ficam mais macios e com brilho. Pode ser usado minutos antes do banho ou após, com os cabelos molhados. Não precisa de enxágue. Algumas gotas bastam para um bom resultado.

* * *

Fernanda Cannalonga mantém uma newsletter sobre estilo de vida consciente.
Para acompanhar e receber mais dicas legais, assine aqui. 😉