o charmoso centro histórico de paraty

por Cantão

Coisa mais linda e mais cheia de graça é o Centro Histórico de Paraty, no Rio de Janeiro, merecidamente considerado pela UNESCO como “o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” e Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN. Esse é, sem dúvida, um dos principais atrativos da cidade e, claro, a região mais charmosa para se perder horas caminhando e fotografando.

post_LVN_Cantao_Paraty_12

É no Centro Histórico onde se concentra grande parte das construções centenárias em estilo colonial português, com fachadas brancas e portas e janelas coloridas. Muitas delas foram transformadas em bares, restaurantes, lojas, ateliês e galerias de arte.

post_LVN_Cantao_Paraty_09

As igrejas católicas centenárias do Centro Histórico de Paraty são símbolos importantes desse conjunto arquitetônico e mostram a influência da religião na história na região. A Igreja de Santa Rica, construída em 1772, é um dos cartões postais da cidade e a mais antiga de Paraty. Isso porque onde hoje se situa a famosa Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, conhecida também como Igreja da Matriz, erguida em 1873, havia uma capela de 1668, demolida para dar lugar a um templo maior, que atendesse melhor os fiéis.

post_LVN_Cantao_Paraty_11

Apesar da tradição religiosa, Paraty não dispensa uma boa cachaça! A cidade tem seus próprios alambiques e fabrica aguardentes de ótima qualidade, que podem ser encontradas em diversas lojinhas da cidade.

post_LVN_Cantao_Paraty_02

Durante o dia, quando a maioria dos visitantes está desfrutando dos passeios pelas praias e cachoeiras, o centrinho costuma ficar mais vazio, um ótimo momento para passear com tranquilidade pelas ruas de pé de moleque, de pedras de formas e tamanhos irregulares extraídas das cachoeiras da região. Câmeras são muito bem-vindas, mas o salto alto jamais será um bom amigo nessa caminhada.

post_LVN_Cantao_Paraty_14

Correntes de ferro impedem o tráfego de carros pelos calçamentos de pedra do Centro Histórico e garantem uma caminhada tranquila e sem preocupação. Quer dizer… quase sem preocupação. É sempre bom estar atento por onde se pisa para evitar tropeços.

post_LVN_Cantao_Paraty_03

Em época de lua cheia, a maré sobe e alaga parte das ruas da cidade durante a manhã, mas no início da tarde a água começa a baixar e o Centro Histórico ganha uma nova perspectiva. As construções coloniais, refletidas nas poças de água transformam Paraty em uma verdadeira pintura! O mesmo acontece nos dias de chuva, o problema é que, nesse caso, geralmente as fotos não ganham o colorido do céu azul.

post_LVN_Cantao_Paraty_01

Quando cai a noite, as luzes acendem dando ainda mais charme à cidade, que parece ganhar outra personalidade, mais badalada e cool, sem perder os ares românticos. Os turistas começam a encher bares e restaurantes e a circular pelas ruas simpáticas do Centro Histórico.

post_LVN_Cantao_Paraty_07

A cidade dificilmente fica vazia! Durante todo o ano Paraty tem uma agenda de eventos culturais importantes, como a Festa Literária Internacional (FLIP) e o Paraty em Foco (Festival Internacional de Fotografia), que deixam a cidade disputadíssima!

post_LVN_Cantao_Paraty_08

Apesar de estar a cerca de três horas e meia de uma cidade cosmopolita como o Rio de Janeiro, Paraty é uma verdadeira viagem no tempo. Quem visita a cidade pode desfrutar de uma enorme diversidade de passeios e curtir diversas atrações culturais. Explorar os cantinhos dessa deliciosa cidade é conhecer um pouco mais da história do Brasil.