um café, por favor!

por Cantão

Café é memória. Não tem como tomar uma xícara e não lembrar de alguém, de alguma coisa importante, ou revisitar algum momento da sua vida. Às vezes nem precisa tomar, só o cheirinho de grão torrado já traz um pensamento pra perto.

Independente da lembrança, um cafezinho no meio do dia faz sorrir. Seja por lembrar uma memória boa do passado ou simplesmente dar uma pausa no presente veloz, que anda depressa demais. Pensando nesse suspiro da rotina, aqui vai um roteiro de lugares cariocas onde a combinação cafeína + aconchego é certa:

post_cafecarioca_03

The Slow Bakery: há um mês Botafogo ganhou uma nova padaria. Mas não é uma padaria qualquer, é um lugar que te convida a dar um tempo na rotina veloz. Com produção local de pães artesanais de fermentação natural, o café-padaria acredita que desacalerar é a chave pra uma vida mais feliz. E é verdade, porque não tem como não ser mais feliz depois de um bom café acompanhando de um queijo quente no pão sourdough. Além dos pães maravilhosos, a Slow é uma apoiadora de produtores locais e lá você sempre vai encontrar ingredientes fresquinhos e produtos feitos por pessoas que se preocupam de verdade com os alimentos. Vai lá: Rua São João Batista 93, Botafogo.

post_cafecarioca_05

Cafecito: pertinho do Largo do Guimarães, em Santa Teresa, fica o Cafecito Café, um dos lugares mais charmosos do bairro. Subindo uma escadinha verde fica um simpático café com vista para os trilhos do bondinho. É um ótimo lugar para tomar um café da manhã com várias opções de pães, bolos e frutas, ou até mesmo almoçar, já que o lugar oferece um cardápio com refeições. Uma dica: o café com cardamomo do Cafecito é quase um abraço quentinho no meio da rotina. Vai lá: Rua Paschoal Carlos Magno, 121, Santa Teresa.

post_cafecarioca_04

Bastarda Café: para a felicidade dos ciclistas, o Bastarda Café abriu suas portas no Jardim Botânico, no começo do Horto. Além de uma variedade de roupas e acessórios de ciclismo, o Bastarda oferece um cardápio afinadíssimo para os amantes de bike, e principalmente para os amantes de café. Para acompanhar um matcha latte ou um capuccino gelado, nada melhor do que um bom pão de queijo com queijo da serra da canastra. O Bastarda é parada obrigatória pra quem quer recarregar as energias com uma boa dose de cafeína! Vai lá: Rua Von Martius 325, Jardim Botânico.

post_cafecarioca_01

Café Secreto: bem escondidinho, dentro de uma vila no Largo do Machado, fica o Café Secreto, o lugar ideal para apreciar um bom café na companhia de um livro, de um amigo, ou de um pedaço de bolo – da casa. A Vila do Largo, um pequeno centro cultural que acolhe ateliês, estúdios e escritórios de coworking compõe ainda mais o aconchego do Café Secreto, que entre cafés, iced drinks e chás, tem uma variedade de opções pra quem gosta de cafeína. Pros dias quentes a melhor pedida é o Mochaccino gelado. Vai lá: Rua Gago Coutinho 6, casa 8, Laranjeiras.

Programa de tarde ou de fim de semana garantido! 😉