torta da srta Peregrine

por Cantão

Alguns livros são mesmo produto do nosso tempo, pegam um pout-pourri de referências atuais: crianças e jovens com poderes fora do normal (Harry Potter), um romance complicado para o protagonista adolescente (Jogos Vorazes), um mundo que corre perigo por causa de personagens malignos/mal-intencionados (Divergente). “O orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares”, de Ransom Riggs se encaixa nesses parâmetros com perfeição e, apesar de recorrer a clichês do gênero, é um livro divertido (e vai até ter filme dirigido pelo Tim Burton!).

O que eu achei interessante no livro foi o fato de abordar a loucura: o protagonista sofre ao achar que está enlouquecendo e que sua imaginação está criando coisas horríveis por causa de um trauma. Gostei de o autor trazer essa preocupação para a narrativa: a realidade é diferente para cada um, e algumas coisas podem ser interpretadas de forma completamente díspar entre pessoas próximas ou até da mesma família.

O protagonista, Jacob, é fascinado pelo avô Abraham, conhecido como Abe, que desde pequeno o encanta com suas histórias fantásticas, as quais conta como se tivessem realmente acontecido. Ao ficar mais velho, Jacob não acredita mais nas “fantasias” do avô, mas ainda assim sente com ele uma grande afinidade. Não é então que de repente, por uma série de circunstâncias, Jacob acaba indo parar justamente no tal orfanato fantástico, que não é que existe mesmo?! Lá só habitam pessoas peculiares, a começar pela própria Srta Peregrine, a diretora do lugar.

Os personagens que vivem no orfanato são bem loucos (eu não li ainda a série Percy Jackson, mas vi algumas cenas na TV e senti que havia nesses personagens alguma semelhança), um menino invisível, uma menina que domina o fogo, outra que flutua e por aí vai. Não curti muito os vilões do livro; achei meio sem pé nem cabeça o porquê deles perseguirem os peculiares, mas vá lá. Enfim, o livro é divertido e bem rapidinho de ler, bom para se divertir sem compromisso.

Ao pensar em um prato que pudesse acompanhar o livro, lembrei de uma tortinha ratatouille que é uma delícia: combina vários legumes diferentes em um lugar só, igual a Srta Peregrine faz com as crianças em seu orfanato. Aqui é uma festa de sabores em uma tortinha (serve 6 pessoas) que vai bem como entrada ou acompanhamento para o prato principal.

post_tortaratatouille_02

Ingredientes pra a massa:

100 g de manteiga gelada
1 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de chá de sal

Para o recheio:

1 berinjela pequena
1 abobrinha média
3/4 de xícara de chá de tomate cereja
1 talo de alho-poró sem as folhas verdes
1 pimentão amarelo
1 cebola média
4 dentes de alho
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
8 colheres de sopa de azeite

Como fazer:

Numa tigela grande junte a farinha com o sal e misture. Corte a manteiga em cubos e transfira para a tigela. Com a ponta dos dedos, misture até formar uma farofa, sem dissolver completamente a manteiga – isso vai garantir uma massa mais crocante.

Junte o ovo e trabalhe a massa apenas até formar uma bola. Envolva com filme e leve à geladeira por no mínimo 1 hora (se preferir, faça a massa no dia anterior). Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).

Cerca de 15 minutos antes de terminar o tempo para pré-assar os legumes, retire a massa da geladeira (se você está fazendo a torta em etapas, cada passo num dia, preaqueça o forno a 180 ºC). Separe uma fôrma redonda, de fundo removível, com cerca de 24 cm de diâmetro. Numa bancada, polvilhe um pouco de farinha e, com um rolo de macarrão, abra a massa num formato arredondado até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura.

Separe o fundo da fôrma. Para transferir a massa, enrole no rolo de macarrão e desenrole sobre o fundo, deixando as bordas para fora. Numa tábua, corte a berinjela em rodelas de cerca de 1 cm e descarte as pontas. Se a berinjela for grande, corte as fatias em meias-luas. Transfira para uma tigela, cubra com água e misture 1 colher (chá) de sal. Reserve.

Prepare os outros legumes: fatie as abobrinhas em rodelas de 1 cm e descarte as pontas; corte os tomatinhos ao meio; fatie fino o alho-poró; corte o pimentão ao meio, descarte as semente e corte as metades em quadrados; descasque a cebola e corte em quartos; descasque os dentes de alho.

Retire a berinjela da água e disponha numa assadeira retangular grande. Regue com 3 colheres (sopa) de azeite e leve ao forno preaquecido por 15 minutos.

Retire a assadeira do forno e junte os outros legumes. Tempere com sal e pimenta-do-reino, regue com o azeite restante e misture delicadamente. Volte a assadeira ao forno por 30 minutos. Retire a assadeira e baixe a temperatura do forno para 180ºC. Remova a assadeira do forno e debulhe os ramos de tomilho e alecrim e junte aos legumes, misturando delicadamente. Coloque os legumes sobre a massa e dobre as bordas sobre os legumes.

Numa tigelinha, misture a gema com a água. Pincele a massa e leve a torta ao forno por 45 minutos ou até dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.