Arraial do Cabo: nosso Caribe é logo ali

por Cantão

Deveriam criar um novo tom de azul e chamá-lo de “Azul Arraial do Cabo” só para homenagear esse paraíso em forma de águas claras! O mar de Arraial é tão cristalino e tem uma diversidade marinha tão grande que a cidade ficou conhecida como a Capital do Mergulho.

LVN_ArraialdoCabo_PrainhasDoPontal-0312

Então, querido leitor, se você vive sonhando com dias cinematográficos em praias caribenhas, definitivamente não precisa ir muito longe para se surpreender. A cerca de 150 km do Rio de Janeiro, Arraial fica na Região dos Lagos Fluminense e abriga oito praias maravilhosas, para todos os estilos e gostos.

LVN_ArraialdoCabo_Prainha-0687

A primeira praia que se vê ao chegar a Arraial é a movimentada Prainha. Mesmo sendo mais urbana e central, a praia é cheia de encantos. Uma imensidão azul! Ao longo de sua orla há vários quiosques que servem petiscos e refeições deliciosas, além de barracas e cadeiras para alugar. É uma das mais frequentadas de Arraial.

LVN_ArraialdoCabo_PraiaDoForno-9757

A Praia do Forno, cercada por morros e vegetação, não tem um acesso tão fácil quanto a Prainha, talvez isso faça dela uma das minhas preferidas. Mais reservada, é preciso fazer uma trilha suave de cerca de 10 minutos para pisar em suas areias branquinhas. Apesar de um pouco mais isolada, a praia tem uma boa estrutura e conta com alguns restaurantes e quiosques na areia.

LVN_ArraialdoCabo_Prainha-0682

As Prainhas do Pontal do Atalaia também são super queridinhas dos amantes de sombra e água fresca. Barraqueiros espalhados ao longo da praia oferecem aluguel de guarda-sol e cadeira, além de várias opções de belisquetes gordinhos. Adoro! Apesar da água geladinha e do vento constante, as Prainhas são perfeitas para banho e mergulho! É para sair do mar com os dedos enrugados! 😛

Só não se enganem! As praias de Arraial também sabem ser mais radicais e fugir da mansidão! A Praia Brava e a Praia Grande têm o mar bastante agitado e com muitas ondas. Sem dúvida, são as preferidas dos surfistas. Quem não se garante nas braçadas, é bom ficar longe dessas praias. Dica: se você não se arrisca a entrar no mar, assistir ao pôr do sol de um dos quiosques da Praia Grande é uma experiência inesquecível!

LVN_ArraialdoCabo_IlhaDoFarol-0468

Mas, peraí, vamos voltar à calmaria! Não é possível falar das praias indefectíveis de Arraial do Cabo sem mencionar um lugar chamado Ilha do Farol. Essa praia foi eleita pelo INPE, simplesmente, a mais perfeita do Brasil durante três anos consecutivos! Impossível não se render ao cenário incrível, emoldurado por dunas, vegetação e águas transparentes. Digno de cartão postal!

LVN_ArraialdoCabo_PraiaDosAnjos-9690

O acesso à Praia do Farol é feito somente por barcos, que saem da Praia dos Anjos, mediante autorização da Marinha, responsável por administrar o espaço. Como está localizada em uma reserva ecológica, as embarcações podem permanecer na ilha por no máximo uma hora para a preservação do lugar. E esse tempo passa rápido demais, então é preciso aproveitar cada minuto com muita vontade!

LVN_ArraialdoCabo_PraiaDosAnjos-0171

Uma das atrações da Ilha do Farol é uma figueira que habita a praia há centenas de anos! Mais do que um ponto turístico, ela é um símbolo da preservação da natureza do local.
Saindo da Praia do Farol, os passeios de barco costumam passar pela Gruta Azul.

LVN_ArraialdoCabo_GrutaAzul-0437

Eu não sei explicar a magia que acontece naquele lugar, mas o visual por lá é incrível! As paredes internas têm um tom meio dourado, meio azulado. Parece que dentro dela a água fica ainda mais clara!

LVN_ArraialdoCabo_PraiaGrande-0071

As cores também podem mudar de acordo com a posição e intensidade do sol. Um espetáculo! Arraial, apesar de não ter uma vida urbana tão intensa e agitada quanto as vizinhas Búzios e Cabo Frio, guarda uma beleza natural indescritível. A cidade é pequena, mas tem um clima extremamente apaixonante de cidade de interior. São tantas qualidades que seria até injusto tentar resumi-la em um adjetivo só, mas eu ouso dizer que, se o paraíso existisse, ele poderia se chamar Arraial do Cabo.