entrevista: maría paz yachan

por Cantão

Quando a designer e ceramista chilena María Paz Yachan decidiu sair de Montreal e vir ao Brasil três anos atrás, só tinha uma certeza: buscava uma nova experiência de vida. Foi durante sua estadia por lá que ela conheceu a cerâmica e decidiu abandonar o trabalho formal para se dedicar à arte.

Com vasinhos que remetem a raízes de plantas, ela assina uma linha artesanal que só ganha mais e mais atenção no Rio de Janeiro. “O Brasil te bate e te abraça forte ao mesmo tempo. Morar aqui é uma experiência enriquecedora e muito linda. Eu amo!”. Criadora da Paz! design, suas peças fazem sucesso em diversas lojas de decoração (como a Novo Desenho no MAM e a Collector).

O trabalho manual tão autêntico dela também está enfeitando todas as nossas lojas, compondo nossas vitrines! Aqui ela conta mais sobre a nossa parceria e seu processo criativo:

post_mariapaz_09

Você sempre trabalhou com cerâmica? Como o trabalho artesanal entrou pra sua vida?

Como sou designer, sempre trabalhei em agências, e fiz freelas com arquitetos, em diversos projetos. Quando morava em Montreal conheci uma boutique-atelier chamada Gaïa Ceramique, um lugar maravilhoso! Quando conheci esse lugar, eu pensei “quero aprender e entrar no mundo da cerâmica”. Como no ateliê tinham cursos, acabei me inscrevendo na turma da Catherine Auriol (grande ceramista) e fiquei apaixonada!

Quando cheguei no Brasil, comecei a procurar empregos como designer, nas áreas que eu sempre trabalhei, mas sentia uma inquietude de mudar o meu caminho laboral. Foi aí que eu decidi começar o meu próprio negócio e começar a fazer minhas próprias criações com a cerâmica. Me foquei no trabalho e lancei a minha primeira coleção de vasos em porcelana e terracota! Fico muito feliz em ter minha própria marca.

post_mariapaz_04

Sua inspiração é a natureza, certo? Conta um pouco mais sobre o design dos seus vasos.

Todos os desenhos que eu faço durante o processo da criação e durante a modelagem são inspirados em algum elemento orgânico ou estratos da natureza. Fiz os vasinhos pensando em transmitir no objeto a vida da planta, utilizando os conceitos de fluidez e raiz.

post_mariapaz_08

Onde você produz?

Separei um quarto na minha casa, onde acontece o processo criativo e parte da produção. A queima das peças é feita no ateliê do meu amigo Luis, da Tum Cerâmica. Acredito muito nessa troca entre artistas, dessa maneira todos nos fortalecemos.

post_mariapaz_11

Fale um pouco sobre o projeto para a nossa vitrine de Novos Artesãos! Como foi esse processo criativo ao lado da equipe de visual merchandising?

Trabalhar em parceria com o Cantão foi uma experiência muito linda! É bom saber que atrás de uma grande marca tem um trabalho feito com tanto amor. Isso foi uma das coisas que me impressionou e me motivou bastante. Quando a Dani Amaral (gerente do VM) me contou sobre o projeto das vitrines, fiquei muito animada.

Era um grande desafio e um trabalho incrível que aceitei com muita alegria e entusiasmo. Tivemos uma reunião onde ela me contou sobre o conceito e a ideia a transmitir. Logo apresentei umas amostras das placas de cerâmica e chegamos na ideia final: uma abstração dos tijolos de terracota das fachadas de NYC. As plaquinhas foram mergulhadas em tinta branca em diferentes níveis, para criar um contraste harmônico, e ao mesmo tempo, remeter à neve.

Para a produção das placas formei uma equipe com 3 amigas – Miru, Susana e Raquel – que foram essenciais pra tudo acontecer! Foi um trabalho árduo (produzimos cinco mil peças em apenas três semanas!) mas muito enriquecedor, e sobretudo, gratificante!

post_mariapaz_10

Quais seus próximos projetos?

Neste mês lancei um novo modelo de vaso em porcelana — um modelo maior que mede 14 x 14 cm. Também eu fiz uma parceria com a artista Miriam Brugmann. Juntas fizemos uma edição limitada de “vasos ilustrados”, ficamos super felizes com o resultado. Atualmente tenho vários projetos em vista.

Um deles é continuar fazendo parcerias com artistas no Brasil e em outros países, expandindo a marca a outros países como Chile, Canadá, Espanha, além de começar a lecionar cerâmica. Mês que vem vou viajar à Montreal e passarei 2 meses trabalhando no ateliê para desenvolver novos desenhos!

post_mariapaz_03

Quer ficar de olho nessas novidades que a María está preparando? Então corre pra segui-la aqui no Instagram e fica ligada no site da moça! 😉