você tem fome de quê?

por Cantão

Resolvi escrever sobre um tema que tem sido muito importante na minha vida de alguns anos pra cá: alimentação saudável e consciente. Desde que comecei a entender que teria que modificar a minha alimentação pra curar uma questão de saúde, comecei a refletir mais e mais sobre o que me alimenta.

post_fomedeque_011

Fui criada por pais extremamente multisensoriais e criativos, aprendi a me alimentar de cores, aromas, música, natureza, dança… tudo ao mesmo tempo. Quando me deparei com o desafio de modificar a minha alimentação, resolvi buscar receitas, dicas, cursos, referências, depoimentos, tudo que me confortasse nesse momento.

post_fomedeque_03

Comer na rua, ter vida social, sair num date fica bem mais complicado, mas sempre se dá um jeito. Tem tanta história interessante de pessoas que se revolucionaram através da alimentação. Não vou começar a listar porque não acabaria jamais!

post_fomedeque_04

Além do apoio dos amigos e da minha querida avó (bruxinha macrobiótica), gostaria de compartilhar alguns sites, blogs e perfis no Instagram que tem me ajudado nessa jornada.

Como designer e, portanto, um pouco mais exigente e chata do que o resto do mundo, acho muito mais prazeroso quando as receitas são acompanhadas de um olhar estético, com uma boa fotografia e uma organização pensada do prato. Mas é óbvio que o mais importante é que as receitas sejam fáceis e deliciosas!

post_fomedeque_01

Uma amiga querida me apresentou o Eu que Fiz — me conhecendo bem, ela indicou logo um site feito por uma designer, chamada Denise, que nunca estudou gastronomia, mas adora o desafio de se aventurar na cozinha sempre com muita disposição e criatividade. Também vale conferir seu outro projeto, o Cem Saladas Sem Alface. Venho testando receitas dela e recomendo!

post_fomedeque_05

Outro que vale dar uma conferida é o Cozinho, Logo Existo, da Manu. Dicas fáceis e nutritivas e o site também é lindo. Ela é escritora, autora, cozinheira e adora fotografia. Só podia dar certo!

post_fomedeque_06

No universo da comida crua – raw food – temos uma super especialista que é a Inês Branconnot, que tem um blog e uma fanpage onde compartilha suas receitas e conhecimentos sobre esse tipo de alimentação. De dar água na boca!

post_fomedeque_07

Outra pessoa que tem me inspirado é a Malu Paes Leme. Ela não só dá receitas mas aborda muitos temas dentro da alimentação. Vale a pena segui-la e ficar de olho no Alimentação Inteligente. Como a Malu tem um filho pequeno, ela fala muito da sua relação com a gravidez e com a criação de Cauê, ótimo pra quem está nessa fase.

post_fomedeque_08

Acho que a Bela Gil todo mundo conhece, mas não podia ficar de fora. Nem tudo que ela propõe é tão fácil, mas já me surpreendi com receitas mais rápidas e gostosas.

post_fomedeque_09

Também não posso deixar de falar da Here We Are. Tenho tido o prazer de estar acompanhando de perto a marca de healthy foods das minhas gringas favoritas, as irmãs Sophie e Hannah Simmons. Elas estão no instagram @hereweare_foods. Tendo como ponto de partida cartelas de cor, elas criam receitas lindas e deliciosas. Adoro ser cobaia dos seus experimentos!

post_fomedeque_012

Aqui tem umas dicas de sites lá de fora também, fica mais difícil seguir porque nem todos os ingredientes são acessíveis no Brasil, mas às vezes a inspiração vem de olhar para a coloração ou composição de um prato e deixar a imaginação fluir, então vale tudo!
Tem o This Rawsome Vegan Life (é em inglês, e quase tudo é vegano e cru), Eat Healthy, Eat Happy e o My New Roots.

Deu até fome! 🙂