bingo!

por Cantão

Tem novidade gastronômica na Lopes Quintas, ruela charmosa e repleta de boas pedidas no Jardim Botânico. O Bingo! é resultado da união entre a dupla Ivan e Ricardo (donos do clássico Bar Joia) e a turma do estúdio de design Gabinete Sartori, que fica ali do lado. Tudo começou com um bate-papo entre os vizinhos – e acabou num trabalho criativo cheio de boas colaborações.

Ocupando o lugar do antigo boteco Tocão, eles criaram um espaço multi: com direito a balcão de bar, que de manhã, se veste de café. Mais para dentro tem um ambiente aconchegante, com pegada industrial e uma pitada de arte bem brasileira. O restaurante conta também com um cantinho de céu aberto para os clássicos cafés da manhã de domingo.

post-03-bingo

No andar de cima, ainda não inaugurado, há a proposta de um anexo animado com direito a música boa (e alta) além de uma carta de drinks diferenciada.
Ah, lá as peças expostas também estão à venda – tudo do acervo Gabinete Sartori.

post-01-bingo

O cardápio, assinado por Isaías Neries, serve almoço e jantar, ambos a la carte mas com uma proposta de preço justo, afinal chique também pode ser comer bem sem ostentar, né? À noite, o esquema são as comidinhas em cumbucas, porções menores para quem não quer sair rolando restaurante afora!

post-04-bingo

A curadoria de alimentos é de Henrique Bertini e a direção de arte de Duílio Sartori. Conversamos um pouco com os dois e eles contaram para gente como tem sido essa experiência, olha só:

post-06-bingo

Do pé sujo a um espaço totalmente diverso: conte-nos um pouco como foi esse encontro criativo, seu processo e a escolha do nome!

Desde sempre eu vi o potencial subutilizado do ponto comercial. Quando soube que novos sócios tinham adquirido o imóvel, eu fui rápido: expliquei que poderia ser bem mais que um depósito em cima de um pé sujo. O espaço poderia abrigar algo que eu não vejo acontecendo na rua (um espaço carioca sem deixar de ser internacional e vice-versa). O nome Bingo, um nome fácil e rápido, veio de maneira instantânea, por conta da história do lugar.

post-07-bingo

Ficamos felizes em ver nascer lugares mais democráticos, que ofereçam não só comida, como também diversão e arte!
Como foi para vocês criar um espaço que é reflexo dessa cara multifacetada e muito mais orgânica dos dias de hoje?

Desde a inauguração do Gabinete eu tinha vontade de conciliar alguma experiência gastronômica. Com o surgimento do Bingo, pude exercitar esse mesmo conceito na área de alimento.

post-08-bingo

E o clubinho (nome carinhoso dado ao segundo andar)? Conte mais sobre o que pretende para esse espaço e já tem alguma previsão de abertura?

Também estamos muito animados em descobrir novidades que não encontraram o seu lugar no Bingo. O segundo andar não é um projeto determinado e pelo o que imagino jamais será. Acredito em um espaço múltiplo que possa agregar marcas, lançamentos, palestras, drinks e tudo mais.

post-05-bingo

Quais são suas apostas para os mais pedidos do cardápio?

Não é exagero eu dizer que todos os pratos são deliciosos, ricos em ingredientes e super bem equilibrados. Mas já que temos esta difícil tarefa vou destacar a feijoada aos sábados, onde todos os ingredientes são cozidos e servidos em separado em uma apresentação de buffet com todos os acompanhamentos de uma tradicional feijoada. Um programa super carioca, ainda mais com as caipirinhas especiais criadas para o Bingo.

Outros dois destaques são o nhoque de taioba e o risoto de pato que já estão na lista dos mais pedidos. Estes pratos fazem parte do cardápio da noite, servido em cumbucas de cerâmica em porções leves. A ideia é pedir mais de uma e combinar os sabores. E para fechar com doçura, a cocada de inhame com cardamomo é uma das criações mais interessantes e inusitadas do chef. Poderia descrever todas as delícias que o Isaías criou, e as surpresas que temos no cardápio, mas acho que vocês tem que descobrir lá no Bingo!

O convite está feito, agora é só correr pra conhecer! 🙂

créditos das fotos: André Rodrigues