tabule especial com sumac

por Cantão

O verão já mostra suas garras disfarçado de primavera…
Nessa época, comidas frescas caem super bem. Então vou falar aqui de uma especiaria super bacana que vai trazer uma alegria cítrica aos seus pratos da estação. É o sumac, já ouviu falar?

O sumac, que também conhecido como sumagre, é uma especiaria muito utilizada na culinária do Oriente Médio, mas ainda desconhecida pela maioria dos brasileiros. É um pó de cor marrom-avermelhado — com sabor ácido e aroma exótico — extraído da planta rhus corioria.

Enquanto no ocidente ela é considerada apenas uma planta ornamental, há séculos, os cozinheiros dos países árabes secam e trituram suas espigas florais. O sumac é um dos ingredientes básicos do zaatar (ou za’atar), que também leva tomilho e gergelim. Assim como o curry é uma mescla de especiarias, usada para condimentar quase tudo na Índia e tempera diversos pratos da Palestina, Jordânia, Síria e Turquia.

Como utilizar o sumac? Devido à sua acidez, o tempero era utilizado pelos romanos para conferir um toque cítrico às suas receitas, muito antes de o limão chegar à Europa. Na Turquia, é geralmente utilizado em pratos frios, como pastas e saladas. É também um dos temperos utilizados nos kebabs (espécie de sanduíche árabe).

Pode ainda ser mesclado ao iogurte natural, pra um sabor leve e refrescante. Se misturado com azeite, pode ser servido com pão sírio como aperitivo. Aqui no Rio podemos achar nas Casas Pedro. Em outras cidades, procure casas de especiarias.

Uma ideia pra curtir esse sabor é um tabule de couve com maçãs, avelãs e cebolas no sumac! Mega saudável, deliciosa e o melhor de tudo: é facílima de fazer!

Você vai precisar de:

Para as cebolas marinadas em sumac:
1 xícara de cebola vermelha finamente picada (ou ½ cebola roxa se for grande)
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
2 colheres de chá sumac terra ¼ colher de chá de sal kosher

Para o tabule:
2 xícaras couve fatiada
¾ xícara de nozes picadas
1 xícara de maçã fuji em cubos
¼ xícara de cebola marinada em sumac (que você já deve ter feito)
1/2 xícara de sementes de romã (guarde um pouquinho para enfeitar!)
3 colheres de sopa de suco de limão verde
2 colheres de azeite
sal a gosto

Como fazer:

Para a conserva de cebolas no Sumac: em uma tigela pequena , misture a cebola com o vinagre de vinho vermelho, o sumac e o sal. Deixe as cebolas marinarem durante pelo menos 30 minutos, mexendo ocasionalmente. Você pode fazer as cebolas e deixá-las cobertas e refrigeradas por até 3 dias.

Depois, numa tigela grande, misture todos os ingredientes para o tabule. Prove e ajuste o tempero com sal. Polvilhe com mais sementes de romã e sirva.

E depois conta pra gente o que achou! 🙂