música e memória

por Cantão

Outro dia, assisti ao documentário Alive Inside (disponível no Netflix) e decidi compartilhar porque é um filme obrigatório!

Imagino que todos nós já tivemos a sensação de sermos teletransportados pela música. Ela nos leva a lugares incríveis sem nem sabermos para onde estamos indo e devolve (ou revive) sorrisos perdidos no tempo, no espaço e nas mais distantes lembranças.

Alive Inside fala exatamente sobre o poder da música em nossa mente. O filme desperta nas pessoas emoções e sentimentos que ficam guardados em um lugar muito escondido. O que te faz estremecer? O que provoca lágrimas e sorrisos de canto de boca? A música faz isso, é um dos mecanismos mais intensos para se alcançar as mais verdadeiras emoções.

O assistente social Dan Choen e o cineasta Michael Rossato-Bennett, fizeram essa magnífica obra de arte que retrata as primeiras experiências dos efeitos da música em pacientes com Alzheimer. É de arrepiar.

Dan e Michael, começaram o projeto de forma despretensiosa como voluntários em casas de repouso. Eles levavam até os pacientes com demência a música que cada um poderia considerar seu “teletransporte” pessoal e extremamente íntimo. O resultado desse experimento é emocionante e quase impossível de descrever. As inúmeras reações, todas positivas, deram vida a organização sem fins lucrativos Music & Memory.

post_aliveinside_brunaaragao-02

“A música pode ligar as pessoas com o que elas foram, quem elas são e suas vidas.
Porque quando ficamos velhos, todas as coisas familiares e as nossas identidades são arrancadas de nós.” – Dan Choen.

Se todos nós estamos sujeitos a envelhecer e passar por dificuldades, é importante cuidar daqueles que temos como exemplo. Esse documentário desperta o que deveria estar aceso dentro de cada um: a compaixão, o cuidado e o carinho.

Assista, emocione-se e, se puder, ajude a dar continuidade a esse lindo projeto!