Amsterdã: cult e moderninha

por Cantão

Amsterdam é muito conhecida pelo Red Light District e pelos seus coffeeshops liberais, mas seus atrativos vão muito além disso. Com uma combinação perfeita de modernidade e história, a cidade soma mais de sessenta museus e tem uma vibração cultural intensa! Diversa e com todas as conveniências de uma cidade grande, ela oferece aos seus moradores e visitantes uma estrutura para agradar a todos os gostos.

02-LaVaiNana-Amsterdam-6404

A vida noturna agitada, os diversos pontos turísticos badalados e o vai-e-vem enlouquecido de bicicletas convivem harmoniosamente com a atmosférica histórica que seus canais, praças, ruas e prediozinhos bucólicos imprimem ao local. E, dessa forma, a metrópole, moderna, ganha ares intimistas e aconchegantes, encantando a todos que passam por lá.

03-LaVaiNana-Amsterdam-6263

O Centro Histórico de Amsterdam foi considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2011 e é nessa região onde estão reunidos os principais pontos de interesse da cidade. A Museumplein, também conhecida como Praça dos Museus, é onde ficam os famosos Rijksmuseum e o Van Gogh Museum. A área é bem grande e costuma atrair diversas pessoas tanto em dias de sol quanto no inverno, quando é montada uma pista de patinação ao ar livre.
04-LaVaiNana-Amsterdam-6321

É também na Museumplein onde os turistas ensandecidos se acotovelam para disputar um espaço em meio às letras que formam o tão conhecido “I Amsterdam”. Tirar uma foto exclusiva por lá é praticamente uma missão impossível.

05-LaVaiNana-Amsterdam-6337

Para andar nas ruas é preciso cuidado. Eu achei mais fácil atravessar as caóticas ruas do Vietnã do que caminhar por Amsterdam. As bicicletas estão por todos os lugares, circulando em todas as direções! E ai de você, pobre pedestre, que resolver se colocar no caminho de uma dessas magrelas envenenadas. Vai ter que preparar os ouvidos para as campanhias estridentes e insistentes. Para melhorar, andar nas calçadas é uma verdadeira gincana, com direito a salto e desvio de obstáculos. Mas, vai… é legal!

06-LaVaiNana-Amsterdam-6364

Alugue a sua bike, passeie pelos canais, pare, observe calmamente o movimento, aprecie a arquitetura holandesa (eles adoram um janelão e eu adorei ficar olhando pra dentro das casas, confesso) e curta a vibe hipster-indie-cool da cidade.

07-LaVaiNana-Amsterdam-6267

Por falar em janelões, foi do gosto por esse estilo de construções que nasceram as famosas vitrines da Red Light District. No começo da noite, as cortinas se abrem e as meninas, que nem sempre são tão meninas assim, se exibem dentro dos quartos montados nas tais vitrines para atrair os clientes. Sinceramente, achei meio decadente, mas valeu a experiência.

LaVaiNana-Amsterdam-6283

A região, que também reúne diversas casas de show, bares, pubs e sex shops, é uma das grandes atrações turísticas de Amsterdam, frequentada por homens, mulheres, senhoras, famílias… A prostituição é legalizada na cidade, mas nem pense em fotografar as garotas de programa. Isso pode dar uma imensa dor de cabeça! Para evitar problemas, o policiamento no bairro é intenso, por isso os turistas podem ficar tranquilos com relação à segurança.

08-LaVaiNana-Amsterdam-6253

Mas fique ligado! Apesar de descolada, Amsterdam não é tão “legalize” como a galera pensa, então não vá para lá focado na “vida loka”! Ao contrário da prostituição, o uso da maconha não é legalizado na cidade, é apenas tolerado. Cada cliente pode comprar apenas 5g da erva e o consumo só é permitido dentro dos coffee shops. Pelas ruas, jamais! Cruzar a fronteira portando a droga, então, nem pensar!

LaVaiNana-Amsterdam-6269

Enfim… Amsterdam tem tantos atrativos que é impossível resumir tudo em um post só, mas acho que serviu pra deixar um gostinho e dar aquela vontade de descobrir (ou redescobrir) pessoalmente o que essa cidade tem, né?