menos correria e mais pipoca!

por Cantão

Nesta quinta começa mais uma edição do Festival do Rio!

A programação que vai até o dia 14 desse mês tá linda e grande como sempre, e é justo por isso que sempre bate aquele desespero de querer ver todos os filmes. O tempo nem sempre ajuda, por isso, não abro mão de fazer minha própria seleção de filmes imperdíveis.

É quase certo que não dê pra ver tudo, mas pelo menos, os filmes desta lista serão todos riscados. Pra facilitar a vida, esse ano separei cinco filmes que, para mim, são obrigatórios:

Tudo Vai Ficar Bem: Wim Wenderes, diretor alemão que abriu a última edição do Festival do Rio com o incrível “O Sal da Terra”, volta esse ano com um drama que fala sobre culpa e perdão. O filme, que conta com James Franco e Charlotte Gainsbourg no elenco, conta a história de um escritor que após um acidente vê a sua vida e a de todos os envolvidos mudar drasticamente.

Além da expectativa pelo novo filme de Wenders, “Tudo Vai Ficar Bem” se torna ainda mais curioso por ser um longa dramático em 3D.

Montanha da Liberdade: Mori, um instrutor japonês, volta à Coreia do Sul em busca de sua antiga namorada Kwon, uma professora de línguas. Por conta de um desencontro, Mori começa a escrever várias cartas para ela. Quando Kwon finalmente recebe o pacote com todas as cartas, ela as deixa caírem no chão, embaralhando tudo. As correspondências, que não estavam datadas, começam a serem lidas sem nenhuma ordem.

O diretor sul coreano Hong Sangsoo é conhecido por suas histórias de encontros e desencontros. O diretor integra a programação do festival com outro filme que também é uma das grandes apostas, “Seu Lugar certo, história errada”.

James Brown – Mr. Dynamite: embalado por muito soul e funk, o documentário do americano Alex Gibney acompanha a história do ícone James Brown e sua trajetória na música.

Com entrevistas de nomes consagrados na música, o filme passeia pela infância humilde do músico no sul dos Estados Unidos até chegar no auge de sua carreira, contando como Brown se tornou um dos nomes mais populares do Soul e marcou pra sempre a história da música norte-americana.

Em Três Atos: o novo longa de Lucia Murat é uma linda reflexão sobre a morte e a velhice. No filme uma intelectual de 80 anos, vivida por Nathalia Timberg, se depara com a velhice enquanto volta no tempo e relembra a morte de sua mãe há 30 anos.

Através da dança, protagonizada pelas bailarinas Angel Vianna, de 85 anos, e Maria Alice Poppi, uma jovem dançarina, dos diálogos inspirados nos escritos de Simone de Beauvoir e das atuações de Nathalia Timberg e Andréa Beltrão, o filme une um time feminino incrível e representa um belo ensaio sobre o ciclo da vida.

Túmulo de Vagalumes: o universo lúdico do estúdio japonês Ghibli ganhou uma mostra inteirinha pra chamar de sua nessa edição do Festival do Rio. Os diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahata, estão por trás dos famosos “A viagem de Chihiro” e “O Castelo Animado”.

Ao contrário dos outros filmes da lista, “Túmulo de Vagalumes” não é uma estreia.
A animação, que virou um clássico japonês, é uma linda história sobre dois irmãos japoneses que partem para um abrigo após perderem tudo na Segunda Guerra Mundial. Em meio a dor, eles encontram um suspiro na beleza e luz dos vagalumes.

Os horários e locais dos filmes, além da programação completa, com mostras e sessões com convidados você encontra aqui. Bons filmes!