a romântica Colonia del Sacramento

por Cantão

Colonia del Sacramento é uma simpática e pequena cidade do Uruguai que nasceu às margens do Rio da Prata há mais de 300 anos. Suas charmosas construções antigas e sua importante riqueza cultural e histórica fizeram a cidade ser considerada patrimônio da humanidade.

02-LaVaiNana-Colonia-9908_resize

Durante muitas décadas, Colonia foi território de disputa entre Portugal e Espanha, o que deixou marcas muito fortes das duas culturas na cidade. Os prédios de arquitetura espanhola, decorados com azulejos portugueses e toques latinos modernos tornam a atmosfera do lugar atraente e convidativa.

03-LaVaiNana-Colonia-0084_resize

As ruas de pedras e as casas antigas, de portas e janelas de madeira coloridas lembram muito Paraty, no Rio de Janeiro. Substituiria apenas a cachaça por um vinho! 😛

04-LaVaiNana-Colonia-0018_resize

Logo na entrada do bairro histórico, os visitantes são recebidos por uma ponte de madeira que leva a um grande portão, que no século XVI, junto com uma muralha de pedra, servia de proteção à cidade. Esse é um dos pontos preferidos dos turistas para fotografar o visual do Rio da Prata.

05-LaVaiNana-Colonia-9850_resize

Caminhando pela rambla, chegamos a outro ponto mágico para se observar a chegada das regatas ao Rio da Prata: o porto. É por lá onde muitos moradores praticam seus exercícios ou tomam seus mates enquanto o sol se põe anunciando o fim de mais um dia.

06-LaVaiNana-Colonia-9962_resize

Pelas ruas estreitas e desniveladas de Colonia, com pavimentação em pedras original, encontramos museus, praças, ruínas, restaurantes e bares super charmosos. O clima perfeito para relaxar e fazer uma viagem no tempo.

07-LaVaiNana-Colonia-9998_resize

O Farol de 34 metros de altura, construído sobre as ruínas do Convento de San Francisco Javier, é um dos pontos turísticos mais disputados de cidade. Um clássico também indispensável é a Calle de los Suspiros, uma rua charmosa e tipicamente portuguesa, das mais antigas de Colonia del Sacramento. É ao seu redor onde se concentram boa parte das lojas, hotéis e restaurantes da região.

08-LaVaiNana-Colonia-9893_resize

Carros antigos decoram as ruas da cidade e compõem a decoração dos restaurantes que espalham de forma muito agradável suas mesas e cadeiras pelas ruas.

09-LaVaiNana-Colonia-0006_resize

Moradores sentados em frente às suas casas observam atentos e curiosos o tempo passar como se, de seus cinemas particulares, assistissem a um filme para o qual eles mesmos montaram o roteiro.

10-LaVaiNana-Colonia-0110_resize

Charmosa, histórica, pertinho do Brasil e da nossa queridinha Buenos Aires, Colonia del Sacramento fica a 2h30 de ônibus de Montevidéu e a cerca de 1h ou 3h de barco de Buenos Aires, dependendo do tipo da embarcação.

LaVaiNana-Colonia-0038_resize

Muitos dizem que dois dias são mais do que suficientes para conhecer a cidade, outros dizem que passariam uma vida por lá. E você?

minibio_nanacoutinho_02_140912