apezinho: guilherme martins

por Cantão

Em um ano, muita coisa mudou na vida do Guilherme. Trocou de trabalho, hábitos alimentares, treina forte todo dia, saiu da Tijuca. Há seis meses mora sozinho. Seu apezinho tem 40 metros e é chamado de FDP (Filho do Padeiro) ou FDPão, o “estádio” da galera. Bateu a curiosidade? A gente explica! Ele é filho do Cesar, padeiro camarada, orgulho do filho.

post_apezinho_filhodopadeiro_01

Entre decidir e sair efetivamente de casa, foi muito rápido. Logo encontrou um oásis silencioso em plena Barata Ribeiro, com vista verde, borboletas e passarinhos. A janela do quarto é uma tv natural, que dá paz e vento fresco. Copacabana ganhou um morador entusiasmado.

post_apezinho_filhodopadeiro_11

Desde que se mudou, o objetivo do Gui é criar um ambiente onde seus amigos se sintam bem. Conseguiu! A atração da sua sala é um bar, que ganhou charme extra com sua coleção de tampinhas de cerveja. Quando aberto, o móvel vira uma mesinha que, acompanhada dos banquinhos, se transforma em um boteco. Aí, é só pegar o copo, esticar o braço e abrir a geladeira.

A casa está sempre pronta pra quem quiser assistir a jogos ou fazer uma festa. Lotação máxima? Quinze pessoas em uma “pré”. Façanha devidamente fotografada pra quem achar que ele está inventando.

post_dupla-apezinho

Bom, continuando o passeio, essa aqui é a coz…, acabou! A cozinha do Gui tem uma pia e o fogão de duas bocas! E é isso. Algumas peças vieram da casa dos pais como cama, armário, sofá e aparador. Dois pufes pretos, feitos de garrafa pet, completam o espaço. Quem os fez foi a talentosa Vandinha, sua mãe. O ambiente não é aconchegante à toa, nosso amigo curte decoração.

Muitas das suas referências vêm do Pinterest. A parede da sala é preta e está cheia de recados carinhosos, corações, bonequinhos e beijos! Foi pintada por ele: “Pintar parede não é tão sexy como nos filmes!”, reclama.

post_apezinho_filhodopadeiro_03

A rotina mudou? Muito! Passou 29 anos no quarto, agora ocupa todos os ambientes! Antes não se preocupava com compras e consertos. Hoje, com o mesmo salário de quando morava com os pais, dá conta dos novos problemas. Não reclama, pelo contrário, está muito orgulhoso com suas conquistas. Racha faxineira com o Cesinha. Descobriu que herdou da Vandinha o jeito com as ferramentas. E pega no pé do pai quando deixa a luz acesa, quem diria!

post_apezinho_filhodopadeiro_05

Tem prazer em cozinhar, uma habilidade nova. Como treina muito, não come fora dia de semana e carrega um monte de potinhos por aí. O bairro ajuda na hora de comprar os ingredientes. Tem tudo perto, é barato e diversificado. A prova do seu sucesso foi o frango ao curry com chips de batata doce, que levou em um almoço da família. Foi o prato que acabou primeiro, conta sem disfarçar o orgulho! E ninguém levava fé!

post_apezinho_filhodopadeiro_04

Sabe o que o deixa mais animado? Ter a praia a seis minutos de casa. Como trabalha na Lagoa, vai de bicicleta sempre pela orla. Anda de skate nos finais de semana e gosta do fim de tarde no Leme. Luxo pra quem sempre adorou esse tipo de programa, mas que ficava com preguiça quando pensava na trabalheira que dava cruzar o túnel. A vida tomou outro rumo e estilo.

post_apezinho_filhodopadeiro_012jpg

E os planos? Ocupar mais as paredes do apezinho. Colocar mais posters. Talvez criar um portal com as bolachas de cerveja no corredor que divide a sala do quarto. E tocar a vida do jeito que ela está. Ver o Gui feliz deixa a gente feliz também. Esse ano deu um monte de susto nele, mas a gente vê que ele tá em paz. E com sorrisão mostrando que tem até playlist pra receber os amigos. O título não poderia ser melhor: Friends come over and get the beer!

Viver Bem pro Gui é…

• estar com os amigos
• tomar uma cerveja boa
• estar bem fisicamente
• assistir série/filme
• ouvir música boa

post_apezinho_filhodopadeiro_013

O Gui é Cool Hunter do Winnin – tem 30 anos, é publicitário, entusiasta do carioca way of life, @filhodopadeiro (literalmente), desbravador de bares, nerd com orgulho, viciado em séries e fissurado por atividades físicas. Essa descrição perfeita foi encontrada no blog Diário do Rio.

minibio_outros-colabs_apezinho_site