literatura para todos

por Cantão

Aproveitar um dia de sol na Lagoa, curtindo a preguiça na companhia de um bom livro. Deu vontade só de pensar, certo?

Em tempos de internet, tablets, smartphones e leitura online, nada como retomar o contato com o livro e o prazer da leitura ao ar livre. Essa é a ideia do Livre.Ria, biblioteca colaborativa itinerante — e projeto que nós apoiamos com muito orgulho!

Já em sua terceira edição, o evento traz estantes para espaços públicos para somar forças no estímulo à leitura, dando acesso gratuito a livros e outras atividades culturais, como contação de história.

post_livreria_04

Funciona assim: quem doar dois livros de literatura pode escolher um e levar pra casa. Nesse processo colaborativo, as estantes ficam sempre abastecidas e mais gente participa. Não é demais?

post_livreria_02

A ideia surgiu da Diálogo Urbano e a gente foi conversar com a Bárbara Soledade, que idealizou o projeto junto de Luiz Calvão, pra entender melhor:

“Queremos estimular a leitura no dia a dia das pessoas, mostrar que unindo nossos esforços junto a outras iniciativas podemos melhorar os índices de leitura no país; também queremos ressaltar a importância de iniciativas que integrem o espaço público à sociedade”.

post_livreria_01

Como incentivo, também criamos uma estante aqui no escritório para estimular o troca-troca de livros — todo mundo está curtindo e participando. Recebemos doações da Confeitaria Mag, da Ediouro e da autora Fabiane Pereira, do livro “Som&Pausa“.
Olha que legal:

post_livreria_05_interno

Quer participar também? Então anote aí: o próximo encontro vai rolar neste domingo. A gente vai marcar presença por lá com um cantinho bem aconchegante para você relaxar e botar a leitura em dia.

Também vai rolar um picnic delícia com o Amélia Gastrô às 10h, contação de histórias com a turma do Sol de Brinquedo às 11h, e música instrumental com o Bagunço às 15h! Imperdível é pouco.

post_livreria_06

Livre.Ria na Lagoa: 21/06, domingo, das 9h às 17h na Lagoa Rodrigo de Freitas, altura do Corte do Cantagalo.

Não esquece: a partir do dia 23/06 começa o troca-troca de livros também nas nossas lojas do Shopping da Gávea e Leblon (Shopping Leblon e Rua Ataulfo de Paiva, 566).
É só levar um livro e trocar por outro. 😉

Agradecimentos: Grupo Ediouro, Confeitaria Mag e Fabiane Pereira (Editora Guarda-Chuva). Créditos das fotos: Anna Clara Carvalho e Gabriel Klein.