os movimentos de nelson porto

por Cantão

Nelson Porto é uma caixinha de surpresas quando se trata de arte, fotografia, cultura e espiritualidade. O artista plástico carioca tem uma capacidade incrível de capturar momentos, seja através da foto, da técnica de animafoto ou do desenho. Ex-estudante de Direito e com um talento nato, não conseguiu fugir da área artística.

Influenciado pelo curso de “Desenho com o Hemisfério Direito”, lecionado pelo seu pai, o renomado Maurício Porto, Nelson nunca parou de evoluir a sua linguagem de ilustração.

“Sempre gostei de desenhar, e com certeza isso vem de observar desde criança meu pai desenhando. Não apenas seus desenhos, mas também os livros de ilustração que ele usava para me distrair, exerceram enorme influência na vontade me expressar através do desenho.”

O que adoro no trabalho dele é seu processo criativo tão rico: a mistura de técnicas, o brainstorming de ideias e o banco de referências. Tive o prazer de criar ao lado dele no Coletivo Trampolim, que tem como proposta a criação coletiva: firmar parcerias com pessoas que queiram criar, sem hora para terminar. Um (des)propósito lúdico, leve, espontâneo e simples, para não deixar nenhuma ideia ir pra gaveta!

Para conhecer mais desse universo inspirador, basta mergulhar no site do artista: nelsonporto.com. Lá os desenhos parecem que vão piscar e as fotos apresentam uma nova relação entre espaço e tempo!