granola é o novo pão

por Cantão

Foi entre idas e vindas ao Brasil que a sueca Lina Hogberg conheceu a brasileira Marina Lito — que compartilham a vontade de uma vida mais saudável. Juntas, começaram a fazer a sua própria granola, escolhendo apenas os melhores ingredientes. Da sabedoria de que com uma alimentação saudável você pode transformar não só o seu corpo, mas também sua mente, nasceu a granola Good Karma.

Depois de cerca de 5 anos entre lá e cá, Lina finalmente decidiu se mudar para o Rio. Mora aqui por 2 anos e meio e ainda se surpreende diariamente com o quão diferente as nossas culturas são. Uma das coisas que mais chamou sua atenção foi o café da manhã brasileiro. Interessada em saúde e nutrição, ela sabe a importância de comer bem para viver bem.

post_goodkarma_01

“Na Suécia, consideramos o café da manhã a refeição mais importante do dia. É quase sagrado. Em uma mesa tipicamente sueca você vai encontrar pão de trigo integral, no mínimo 2 ou 3 pastinhas, ovos cozidos, mingaus, frutas vermelhas, como morangos e mirtilos e, claro, filmjölk com musli. Filmjölk é um tipo de leite azedo parecido com iogurte e musli é o nome em sueco de granola. Como dizemos na Suécia, um bom café da manhã vai sustentá-lo bem até o almoço! Depois de muitas visitas aos supermercados do Rio, descobri que não havia muitas alternativas de granola. Os melhores, os mais saborosos e saudáveis, são importados de ambos dos Estados Unidos ou da Europa – todos eles contendo sabores artificiais com conservantes, açúcares refinados ou gordura trans.”

post_goodkarma_03

Já Marina é formada em Geografia e sempre gostou muito de viajar e de morar em diferentes lugares do mundo. Sua busca sempre foi a de aprender sobre novas culturas e a de um lugar onde houvesse a possibilidade de viver com qualidade e sustentabilidade. Depois de um ano de estudos na Índia, descobriu que para se empoderar como indivíduo e cidadã, tinha que transformar o mundo com atos e pequenas mudanças de hábito.

post_goodkarma_02

“Acredito que cada pessoa trabalha dentro de sua missão, alguns em escala macro, com grandes passos e movimentos. Já eu me vejo atuando em pequenas coisas dentro de casa. Dentro dos meus limites e escolhas. Produzir com as mãos algo que faça bem para os outros”.

Fazia alguns meses que Marina tinha chegado ao Brasil, e como já vinha trabalhando com cozinha natural e saudável, a granola foi algo que trouxe sentido para ela. Procurava um estilo de vida com mais qualidade, no qual pudesse ter mais flexibilidade de horários e rotina de trabalho, e as duas sócias desejavam trabalhar na cidade com a possibilidade de se ausentarem por uns dias para estarem perto da natureza.

“Trabalhei muito em retiros de yoga e em centros de desenvolvimento humano, com alimentação. Usamos muito da criatividade para sempre servir alimentos saudáveis e deliciosos para todos aqueles que se “retiram” por alguns dias para se cuidarem, contemplarem e muitas vezes mudarem suas vidas de curso.”

post_goodkarma_04

Além de 4 sabores diferentes — salgado (indicada para saladas e sopas), cranberry vanilla banana, coco, sem glúten & gojiberry — também tem barrinhas de cereais para levarmos na bolsa e nos salvarem a qualquer hora do dia!

A Good Karma já faz parte de feiras e espaços alternativos de compra e venda de alimentos que estão ganhando a cidade. A Junta Local, por exemplo, é uma feira que reúne pequenos produtores locais e quem está lá contribui para um comércio mais sustentável e justo. Para quem não conhece vale a pena conferir não só a Junta, mas outras iniciativas como o Cluster, a Carioquíssima e o Clube Orgânico — que comentamos por aqui!

Para Marina “essas feiras nos permitem comprar de produtores caseiros e artesanais, comidas mais saudáveis sem conservantes e químicos. Alimentos que não são industriais e são feitos com mais carinho. Também cria-se uma rede de pessoas que se ajudam e não competem, mas criam produtos em união. Cria-se uma comunidade.”

post_goodkarma_05

Outra iniciativa bem bacana da marca é que ela também realiza eventos de yoga, meditação e palestras sobre qualidade de vida, bem estar, encontros e trocas em torno de algum tema. Vale participar.

Bom mesmo é fazer escolhas conscientes para o corpo e mente!
Fica de olho nas novidades delas aqui.