abacate do bem

por Cantão

Tão bom quando chega maio com as luzes do sol mais suaves… adoro! Outro motivo pelo qual adoro esse mês é que maio é a melhor época do abacate. Sou fã total dessa fruta. Além de super saudável, lotada de ômega 3 e antioxidantes, ela é super versátil: fica uma delícia doce ou salgada.

Se a vontade é um aperitivo salgado, o Guacamole é um dos meus favoritos! Quando quero aproveitá-lo doce, gosto da Vitamina de abacate com banana e açúcar de coco. Anote aqui as receitas e aproveite:

Guacamole

Você vai precisar de:

1 abacate pequeno maduro
1 dente de alho
1/4 de cebola (roxa ou normal)
1 tomate sem semente bem picado
1 e ½ suco de limão siciliano
6 colheres de sopa de azeite
2 pimentas dedo-de-moça sem semente bem picadas
1 colher de sopa rasa de sal
Salsa e coentro a gosto

Como fazer:

Bata no liquidificador alho, cebola, suco do limão, azeite e sal. Retire a polpa do abacate com uma colher e coloque em outro recipiente. Depois, acrescente a mistura do liquidificador e parte da salsa e do coentro, e então amasse com um garfo.

Vá acrescentando o tomate, a pimenta e salpique a outra parte de salsa e coentro picados por cima.
Sirva com tortillas e nachos.

Dicas preciosas: prepare o guaca no máximo 1h antes de servir e mantenha na geladeira para apurar. Não descarte o caroço, mantenha-o no creme para não escurecer. E se você não encontrar um abacate maduro, você pode acelerar o amadurecimento colocando-o embalado num jornal e perto de outras frutas, como bananas e maçãs.

post_maioabacate_01

Vitamina de abacate com banana e açúcar de coco

Você vai precisar de:

4 copos de leite desnatado
1 abacate
2 bananas
5 colheres de açúcar de coco

Como fazer:

Bata tudo no liquidificador e sirva geladinho. O açúcar de coco é super saudável, com um índice glicêmico bem baixinho e muito menos calorias que o açúcar comum.

Mais prático e saboroso, impossível! 😉