os dias têm signos

por Cantão

Não sei quando comecei a perceber que além das pessoas, os dias também tinham um signo. O dia em que conheci meu primeiro namoradinho, o dia em que entrei no teatro, o dia em que minha prima partiu desse mundo, fui observando anos depois e entendendo: “claro, minha relação com fulano era bem geminiana” ou “minha estadia no teatro foi muito pisciana”.

Alguns já acham chatice, eu acho que é uma forma maior de encarar a astrologia e pra mim faz todo sentido, é impressionante. Lembro de pessoas próximas a mim casando em Escorpião, numa lua minguante, e eu pensando “puxa vida, sei não…”. E de fato, a coisa degringolava meio mal.

Não devemos nos obcecar, obviamente, a vida também é mistério puro e puxadas de tapetes com direito a reviravoltas mirabolantes, mas se temos acesso à astrologia, por que não utilizá-la? Não usamos aplicativo para saber se nosso caminho vai ter trânsito ruim? Ora bolas! Por que não fazer um mapa para saber como vai ser o trânsito do nosso ano? Por que a rua é mais importante que a nossa vida?

Alguns amigos respondem que “chega! chega de Susan Miller, de fazer revolução solar, chega de horóscopo”, e eu entendo. Também já tive a fase de me afastar da astrologia, mas confesso que: a) senti saudades b) minha vida ficou pior. Acho que o grande barato é naturalizar. Assim como naturalmente você já não pega tal rua porque sabe que é mais movimentada, naturalmente você procura a lua no céu, tá um fiapo, tá nascendo, onde isso te toca? A que você relaciona isso?

Claro que tendo um site, como o astro.com, por exemplo, já ajuda a saber onde a lua está, e o que isso te causa. De maneira lenta e gradativa, sem muitos alardes, você vai começar a perceber relações, do tipo “engraçado, sempre que começa touro, fico mais gulosa, boquinha nervosa…”

E daí você pode se programar antes de Touro chegar pra talvez ficar mais atenta a isso. Os sinais estão todos presentes, e ficar na internet é divertido, vídeos engraçados, amigos postando loucurinhas, mas ó, tem uma janela aí bem do teu lado. Procura a lua, procura o céu. Fica quietinha por uns momentos, fica atenta aos sinais, aos signos, aos símbolos. Isso é sabedoria.