Floresta Viva em Mim

por Cantão

Neste sábado (11/04) é o lançamento da nova coleção cápsula Floresta Viva em Mim, um movimento sem fins lucrativos conectado com a natureza através de projetos sustentáveis.

Inauguramos este movimento trazendo uma coleção genuína e muito especial em parceria com a Dantes Editora, a marca franco-brasileira VERT Shoes, a fotógrafa Camilla Coutinho e as mulheres da etnia Huni Kuin.

post_florestavivaemmim_02

Tudo começou em uma das expedições da nossa colaboradora Anna Dantes às aldeias da tribo Huni Kuin, atualmente a maior etnia da Amazônia acreana.

post_florestavivaemmim_03_1

Em uma região onde o sol brilha escaldante e fortes chuvas ocorrem ao longo dos dias, a atenção de Anna foi despertada ao perceber que as índias cruzavam o rio Jordão, de aldeia em aldeia, com guarda-chuvas do Paraguai — totalmente fora do contexto indígena.

post_florestavivaemmim_06

Daí surgiu a ideia de produzir, de forma colaborativa, guarda-chuvas estampados com os kenes, desenhos sagrados tradicionais que reproduzem o poder da fauna nas pinturas e nas tramas de algodão.

post_florestavivaemmim_guardachuva

Uma maneira de valorizar a cultura e sabedoria ancestral das tribos, e de humanizar ainda mais o projeto. As peças — assinadas pela mestra artesã Ayani Kaxinawá — viraram um presente especial para todas as mulheres da tribo, e também para os convidados do desfile da coleção.

post_florestavivaemmim_05

O sucesso foi tanto que decidimos dar continuidade ao projeto através da venda solidária na coleção Navegar. Ou seja, a cada compra de um guarda-chuva é revertida outra unidade às mulheres da tribo Huni Kuin.

post_florestavivaemmim_078

Também produzimos em parceria com a Vert Shoes uma versão do tênis Arcade. Além da pegada urbana e confortável, o tênis tem tecnologia sustentável nas solas de borracha e seu tecido é 100% reciclado de garrafas PET.

post_florestavivaemmim_07

Cada lâmina de borracha é produzida e tratada pelos seringueiros de três municípios do Acre, que em parceria com a WWF e o Governo do Acre, extraem toda a borracha dentro da floresta amazônica, único lugar no mundo onde as seringueiras crescem em estado selvagem.

post_florestavivaemmim_09

Contamos também com o apoio da fotógrafa Camilla Coutinho, que produziu uma série destinada a quatro t-shirts da coleção. Camilla é a responsável pelos cliques do inspirador “Una Isi Kayawa – o Livro da Cura”, idealizado pelo pajé Agostinho Ika Muru.

post-hunikuin_espaconirvana

O povo Huni Kuin sempre encontrou a cura na natureza, graças à sua estreita ligação com a floresta e seu conhecimento milenar das plantas. O livro registra este diálogo entre a sabedoria indígena e sua crença na cura; além de contar ainda com registros preciosos de Gabriel Rosa e do artista plástico Ernesto Neto.

Não conseguimos esconder o orgulho de ter realizado esse projeto que exalta os trabalhos feitos por quem vive na floresta ou ajuda a mantê-la em pé. Só temos que agradecer por toda essa experiência!

post_florestavivaemmim_04

As peças já estão chegando no site e em lojas selecionadas*, fique de olho e conecte-se com a cultura dos povos da floresta.

Lançamento Movimento Floresta Viva em Mim
11/04 a partir das 11h na Oca do Parque Lage.
Clique aqui para conferir a programação e confirme sua presença!

*Rio de Janeiro: Gávea, Icaraí (R. Gavião Peixoto e R. Cel Moreira César), Leblon, Shopping Leblon, Rio Sul, Tijuca Off Shopping e Shopping Tijuca, Barra Shopping, Rio Design Barra e Búzios.

créditos das fotos: Camilla Coutinho