a ocupação de cela luz

por Cantão

Nós já falamos por aqui do trabalho da (querida!) artista plástica Cela Luz, que sabe como poucos misturar pintura, desenho, fotografia e street art.

Depois de estourar com o lambe-lambe “O Beijo” (aquele que Marina Silva e Dilma se beijavam), Cela teve duas de suas obras adquiridas pelo MAM carioca — entre elas, o “Abraço Manifesto“, que fala sobre amor. E o sucesso não para por aí. Agora ela está em cartaz com uma ambientação especial que comemora a abertura ao público do segundo andar da Casa de Cultura Laura Alvim.

post_celaluz_lauralavim_05

O projeto “Música na Varanda” também apresenta o show de jazz do Sylvio Fraga Quarteto e outros DJs convidados. Para saber mais sobre a ocupação, Cela contou para a gente sobre o projeto que preenche cômodos inteiros com a sua população de abraços calorosos:

post_celaluz_lauralavim_04

Quando fui conhecer o espaço, percebi que aquela estrutura merecia muito mais do que uma exposição, e sim uma ocupação artística, onde eu pudesse intervir no ambiente. A direção da Casa topou a ideia da ocupação, e eu fiquei alguns dias lá fazendo um processo de imersão criando e pensando em cima das estruturas. E também pensei na cenografia do show do Sylvio Fraga Quarteto, que é uma banda que eu admiro muito, e que trabalho criando a identidade visual deles desde o primeiro disco.”

post_celaluz_lauralavim_01

O espaço também abriga o projeto “Escreva uma carta, jogue fora sua mágoa“, que dialoga com o trabalho de Sylvio Fraga, que além de músico, é um poeta de mão cheia.

post_celaluz_lauralavim_03

Na instalação “Escreva uma carta de amor, jogue fora sua mágoa”, proponho um exercício para quem visita, utilizar uma icônica máquina de escrever Hermes, da década de 50, à escrever uma carta com amor. Há quanto tempo você não faz isso? Vamos exercitar o amor, jogar fora nossas mágoas, trabalhar o ego, viver o agora. O passado já passou, o futuro nem sabemos. É só o amor.”, disse ela.

post_celaluz_lauralavim_02

Boa pedida para o pós-praia. Nos vemos lá! 😉

Vai lá: domingo 26/04, das 15h às 22h – Casa de Cultura Laura Alvim, na Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema. Mais infos da programação aqui.

créditos das fotos: Ricardo Pentagna