é bonito e é bonito

por Cantão

Em cima da hora chegou um convite: “vamos pro mato! vamos pra Bonito?”. Ai, meu coração se apertou. Passar uma semaninha em Bonito no Mato Grosso do Sul, com água de rio, macaco prego e queijo de minas não era feio não. Pelo contrário, era bonito demais! Aceitei.

selo_post_capa_bonito_ms_01

Repelente, vestidões, camisetas e veio logo um aviso “leve roupas de ginástica, vamos fazer turismo de aventura!”. Pronto, era tudo o que eu precisava ouvir. A natureza me chama. E me chama agora.

post_bonito_portao

Chegando lá, fomos logo para o passeio mais radical de Bonito: o Abismo Anhumas.
Na região é preciso reservar todos os passeios com antecedência — e não tem outra maneira de conhecer os lugares sem ser através deles.

post_bonito_abismo

O abismo, como o nome já diz é uma descida misteriosa, comprida e fora do comum — um rapel de 80 metros. Lá embaixo, no universo paralelo da gruta, era escuridão total, frio e água cristalina. Estalactites e estalagmites transformavam o cenário na coisa mais maravilhosa que eu já vi. No mundo submerso, mais 80 metros de profundidade com formações alucinantes de filme de cinema.

É possível mergulhar com cilindro alí, mas somente quem é certificado. O passeio dura no total mais ou menos 5 horas, com descida, flutuação na água, percurso de bote e de volta à subida.

post_bonito_rio

Passado o choque de tamanha beleza natural, fomos desbravar os tão famosos Rios de Bonito. Rio Sucuri, Rio da Prata, aquário natural… É muita água que corre por lá! Essa água tem uma grande quantidade de calcário, o que faz com que o fundo do Rio fique branquinho, refletindo o céu como ele deve ser: todo azul, todo blue… Muitos peixes, vegetações, animais em perfeito equilíbrio, uma verdadeira preciosidade da nossa natureza.

post_bonito_plantando

Outro passeio que vale a pena fazer é a pedalada de 18km mata adentro. Com parada estratégica para tomar banho de rio e mais uma parada para a iniciativa mais bacana dos últimos tempos do Marcio, nosso guia super especial. Seu lema é “Pedalando e Plantando”. Ele não sai de casa com sua bike sem levar pelo menos uma mudinha de árvore para retribuir à natureza. No nosso passeio cada um plantou a sua, foi uma felicidade só! E assim ele segue pedalando e plantando…

post_bonito_casadojoao

De resto, não tinha como ser diferente: ar puro, comida boa, silêncio e mais silêncio. E por falar em comida, quem for a Bonito não pode deixar de degustar da cozinha da Casa do João. Um restaurante familiar, que serve os melhores peixes da região. Como é de praxe, toda família que se reúne em volta de uma boa comida, só pode por lá reinar amor, simpatia e alegria. Outra dica é aproveitar que no centrinho tem muitas cerâmicas pra comprar, em especial conhecer a loja UDU. E não dá para não experimentar a tradicional cachaça de lá, a Taboa.

post_bonito_sunset

Definitivamente o mato me fez um bem e tanto!