de portugal, com amor

por Cantão

Não apenas decorativos, os azulejos realmente traduzem uma cultura e expressam sentimentos – muitas vezes, até contam histórias. Uma das inspirações da coleção Navegar, os mosaicos são protagonistas na decoração — e isso não é de agora!

post_azulejos_12

Mesmo a palavra tendo origem árabe, os azulejos tem uma relação extremamente íntima com Portugal. Por lá dá até para visitar Museu Nacional do Azulejo, com muitos painéis lindos, pintados à mão e cheios de significados…

post_azulejos_09

Aqui no Brasil, ele também foi protagonista nas décadas de 40, 50 e 60, quando o escultor e pintor Athos Bulcão resgatou e repaginou essa herança da azulejaria portuguesa, propondo novas estampas e aplicações.

post_azulejos_13

Apesar da origem antiga e clássica, o azulejo colonial transforma os espaços através de cores e formas e trazem um pedacinho de aconchego pra casa — dos coloridos aos clássicos azul e branco. Aliás, sabia que o prefixo da palavra (“azul”) é devido à cor mais predominante nos mosaicos?

post_azulejos_11

Fica um charme decorar só uma parede e combinar com itens brancos ou até mesmo com móveis de madeira!

Untitled-4

Ao contrário do ladrilho hidráulico, o azulejo não pode ser usado no chão por ser mais frágil. Mas o revestimento fica ótimo em paredes, tampos de mesas e quadros, misturados ou não.

post_azulejos_10

Esse patchwork deixa a decoração original -– e também tem um custo amigo: as peças podem ser compradas em cemitérios de azulejos, que vendem itens fora de linha e em pouca quantidade. Outra alternativa é investir nos adesivos.

Untitled-1

Mas se a vontade é se vestir com essa inspiração, aproveite a nossa estampa Cascais, que tem essa mistura gráfica e colorida! 😉